Pensamento de Yuval Noah Harari é debatido na palestra “Diálogos contemporâneos”

A discussão foi mediada pelos professores Josimar Costa e Wagner Borges

Por Carlos Enrique

Na noite desta terça-feira, 19, o pensamento e a obra do pensador isralense Yuval Noah Harari foram debatidos em um encontro promovido pela Universidade de Fortaleza. A discussão faz parte da agenda do Mundo Unifor e foi realizada de forma virtual. Mediaram o evento os professores Josimar Costa e Wagner Borges.

Historiador e filósofo, Harari é autor de bestsellers que discute a história do ser humano e as perspectivas da sociedade no futuro. Fazem parte do catálogo de livros do israelense as obras “Sapiens, Uma Breve História da Humanidade” (2011); “Homo Deus, Uma Breve História do Amanhã” (2015); e “21 Lições para o Século XXI” (2018). O debate se alicerçou no último livro lançado por Harari.

Além de ser caracterizado por seus leitores como um escritor de talento ímpar, o israelense é constantemente ouvido por diferentes líderes mundiais. Grandes figuras públicas chegaram a se encontrar com Harari, como Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Emmanuel Macron, presidente da França. Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, já recomendou as obras do autor.

Durante o debate, Josimar Costa, professor do curso de Administração da Unifor, citou o alerta feito por Harari sobre o processo de reinvenção do ser humano frente aos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. “Debate a perspectiva do homem; o que ele é hoje e onde ele está [no processo evolutivo]. Nós estamos indo em uma direção onde as profissões serão totalmente distintas das que existem hoje”, afirmou o debatedor.

Segundo Wagner Borges, professor de Jornalismo da universidade, a reação do homem frente ao advento de novas tecnologias e as mudanças climáticas são temas ainda pouco compreendidos pela sociedade. “A equação do século XXI ainda está aberta e o homem ainda não conseguiu, apesar de ter evoluído, mediar as soluções. O homem continua mais predador do que pensador”, apontou.

Em relação à educação em um mundo cada vez globalizado, outro tema abordado por Harari em seus escritos, os debatedores discutiram a validade dos argumentos declinados pelo escritor no contexto brasileiro. Para Josimar Costa, filhos que crescem em ambientes alheios a problemáticas contemporâneas terão dificuldades de convivência e de adaptação. “Não se pode pensar o mundo no século XXI sem discutir a questão do ensino dos nossos filhos e netos”, disse o professor.

Realizado bienalmente, o Mundo Unifor é um evento de propagação científica e cultural, além de ser um espaço onde temas caros à sociedade são debatidos por estudiosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php