Abertura da Semana de Publicidade e Propaganda promove debates e oficina de fotografia

O evento discute como tema central a Publicidade Antirracista, com o intuito de levar uma reflexão sobre as manifestações racistas no mercado publicitário

Por Rafael Barros

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza tiveram uma quarta-feira especial, com direito à mesa de debates sobre o atual momento da publicidade e uma oficina presencial de fotografia. Foram temáticas debatidas na abertura da Semana de Publicidade e Propaganda de 2021 da Unifor (SPP21).

Com música e um bate-papo descontraído, a mesa de debates começou pela manhã, de 8 às 11 horas, no Teatro Celina Queiroz, apresentando as mudanças e reinvenções da publicidade atual. O publicitário Bruno Vasconcelos e a cantora Lorena Nunes, empreendedora e compositora, foram os convidados. A mediadora foi a professora Alessandra Oliveira, do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor.

Mesa de debate sobre a publicidade atual, no Teatro Celina Queiroz, com a participação do publicitário Bruno Vasconcellos e da cantora Lorena Nunes / Foto: Lucas Coelho

No período da tarde, das 14h30 às 16h40, os alunos tiveram uma oficina presencial de fotografia, com o fotógrafo George Braga. A oficina trouxe trabalhos fotográficos do fotógrafo, histórias de sua carreira e dicas de fotografia. Além de apresentar para os alunos grandes fotógrafos negros. “Uma das pessoas que mostrei nessa oficina como referência foi Januário Garcia, grande fotógrafo negro publicitário que registrou grandes ícones da música como Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso e entre outros”, disse o fotógrafo.

Oficina de fotografia na Unifor, com o fotógrafo George Braga que foi apresentado pelo professor Jari Vieira / Fotos: Pedro Vidal

Quando recebeu o convite, Braga ficou muito feliz, porque o tema da SPP21 é uma ferida social que ele vive diariamente, a luta contra o racismo. “Falar sobre fotografia e minhas vivências na maior universidade de Fortaleza é uma responsabilidade grande, mas, durante minha caminhada acadêmica, tive grandes referências que me ajudaram a ser o profissional que sou hoje”, comentou Braga.

Amanhã, sexta-feira, 15, é o último dia da SPP21. O encerramento, de 8 às 11 horas, terá uma palestra, com Mariani Leitão, formada em jornalismo e especialista em propaganda e marketing, sobre a publicidade antirracista e o protagonismo negro na comunicação. Logo depois da palestra, haverá a premiação da mostra da publicidade. Os trabalhos serão exibidos no perfil do instagram @voltpubli e também presencialmente no campus da universidade.

Serviço:

Instagram: @voltpubli

Sexta-feira (encerramento)
Manhã: 8 às 11 horas – palestra e premiação da Mostra de Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php