Semana de Publicidade e Propaganda de 2021 traz como tema a Publicidade Antirracista

O evento que acontece anualmente na Universidade de Fortaleza vai ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de outubro

Por Rafael Barros

Promover por meio de debates, palestras e oficinas uma reflexão a respeito das manifestações racistas na publicidade. Este é o tema central da Semana de Publicidade e Propaganda da Unifor 2021 (SPP21), com o foco na Publicidade Antirracista. A grande exposição da SPP21 será a mostra da publicidade que acontecerá em formato híbrido. As exibições dos trabalhos dos alunos que serão avaliados por juízes do mercado vão ser tanto no perfil do instagram da @voltpubli, quanto presencial no campus da universidade.

Segundo o professor Cláudio Sena, do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, a escolha do tema do evento é para acompanhar as importantes e fundamentais mudanças no mercado publicitário em relação às questões de inclusão, gênero, raça e outros temas relevantes. “Não queremos apenas assistir as mudanças e fazer atuar como agentes, debater e fazer parte das transformações. Pensamos que, assim, agindo e transformando a universidade em um terreno de trocas de experiências, podemos caminhar juntos para um mundo e um Brasil sem racismo, justo, com oportunidades e igualdade para todos”, diz o professor.

Para Cláudio Sena, professor de Publicidade e Propaganda da Unifor, a escolha do tema do evento é para acompanhar as mudanças no mercado publicitário / Fotos: Arquivo Pessoal

A abertura da SPP21 começa nesta quarta-feira, 13, de 8 às 11 horas. Será realizada uma mesa de debate sobre a publicidade atual e uma palestra com a cantora, compositora e empreendedora Lorena Nunes e o publicitário Bruno Vasconcelos. A mediadora da palestra será Alessandra Oliveira, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor. À tarde será realizada uma oficina presencial de Fotografia, com o fotógrafo George Braga.

Convidado para o primeiro dia do evento, Bruno Vasconcelos lembra que há um crescimento de novos atores no mercado publicitário, como agências com foco no mercado digital que atendem dezenas de pequenos clientes e consultorias de gestão e comunicação. “Isso abre espaço para que fotógrafos, videomakers, designers UX, entre outros profissionais autônomos, que prestam serviços publicitários, adentrem ao mercado. Muitas agências têm exigido produtividade e não criatividade de seus funcionários”, comenta Bruno.

O publicitário Bruno Vasconcelos será um dos convidados para a abertura da Semana de Publicidade e Propaganda

No segundo dia do evento, 14, também de 8 às 11 horas, haverá uma mesa de debate, desta vez, sobre publicidade do futuro. A palestra terá três convidados: a aluna Nathalia Xavier, em formação em Publicidade e Propaganda, o comunicador Andy Monroy e a professora de história Cícera Barbosa, da rede estadual do Ceará. A mediadora será Kátia Patrocínio, jornalista e professora do curso de Jornalismo da Unifor. À tarde vai haver uma oficina presencial de Lettering, com Camila Rodrigues.

Nathália Xavier, estudante em formação de Publicidade e Propaganda, está muito honrada em poder participar do evento como uma das convidadas

Nathalia Xavier disse que está muito feliz e honrada por ter sido chamada para participar da Semana de Publicidade e Propaganda. “ Primeiro, porque sou aluna e sou uma pessoa que super vibra e torce pelo curso. Segundo, e que me orgulha mais ainda, é ir pelo mercado. Hoje faço parte da Agência Delantero, como atendimento publicitário. E poder contribuir com um debate sobre o futuro da publicidade unindo a minha vivência da Unifor e minha experiência no mercado é incrível”, comenta a estudante.

O encerramento será na sexta-feira, 15, e haverá uma palestra sobre a publicidade antirracista e protagonismo negro na comunicação, com Marina Leitão, formada em jornalismo e especialista em Propaganda e Marketing. Depois da palestra, acontecerá presencialmente a premiação da Mostra da Publicidade.

A Semana de Publicidade e Propaganda é um evento que aproxima os alunos da universidade e os de fora do mercado publicitário, trazendo temas relevantes para a sociedade para serem discutidos.

“Este ano, por exemplo, vamos tratar/debater sobre publicidade antirracista. É importante pois amplia a visão de mercado dos jovens alunos e os deixam mais abertos a entenderem, participarem desses assuntos e até mesmo a não produzirem manifestações com teor racistas dentro do mercado publicitário atual e futuro”, afirma a estudante Emille Aguiar, do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor.

Serviço:

Instagram: @voltpubli

Dias: Quarta-feira 13/10 (abertura)
– Manhã: 8 às 11 horas – Mesa de debate / Tarde: 14h30 às 17h30 – Oficina presencial de fotografia no bloco Q19

Quinta-feira 14/10
– Manhã: 8 às 11 horas – Mesa de debate / Tarde: 14h30 às 17h30 – Oficina presencial de lettering no bloco Q19

Sexta-feira 15/10 (encerramento)
– Manhã: 8 às 11 horas – Palestra e premiação da Mostra de Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php