Ceará x Internacional é o segundo jogo teste com público na Arena Castelão, desta vez com a torcida alvinegra

Com 10% da capacidade máxima, a partida marca a volta dos torcedores do Vozão ao Castelão; primeiro evento teste aconteceu na partida entre Fortaleza e Atlético-GO

Por Rodrigo Osterne e Vinícius Gabriel

Após a Secretaria de Saúde do Estado aprovar o protocolo enviado pela diretoria alvinegra na última sexta-feira, 1º, a partida entre Ceará e Internacional, que vai ocorrer nesta quarta-feira, 6, às 19 horas, será o segundo evento teste com público na Arena Castelão, em Fortaleza. O duelo, válido pela 24ª do Brasileirão, marca a volta da torcida alvinegra às arquibancadas.

Autorizado pelo decreto estadual, que entrou em vigor no dia 20 de setembro, e por reunião do Conselho Técnico dos Clubes da Série A, a Arena Castelão poderá ocupar no máximo 10% da sua capacidade total, o que corresponde a pouco mais de 6 mil torcedores. Será permitida a entrada apenas dos sócios torcedores do clube alvinegro que, além disso, devem apresentar a comprovação do ciclo vacinal completo.

Somadas a essas exigências, o protocolo sanitário também apresenta outras medidas de segurança, tais como: a não aglomeração de torcedores nos arredores e nos portões de acesso às arquibancadas, a proibição de ambulantes nas redondezas da Arena Castelão e o veto para vendas de bebidas alcoólicas no interior do estádio.

O primeiro evento teste ocorreu no último sábado, 2, na partida entre Fortaleza e Atlético Goianiense, pela 23ª rodada da Série A. Pouco mais de 3 mil torcedores tricolores compareceram ao estádio, cumprindo as medidas do protocolo sanitário.

Festa da torcida do Vozão, na Arena Castelão, no clássico entre Ceará x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro de 2019 / Foto: Rafael Barros

Expectativa

No momento, 41% da população cearense está vacinada e os índices de contaminação e óbitos encontram-se em constante queda. De acordo com o médico infectologista Jeová Keny Baima Colares, professor de pós-graduação no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade de Fortaleza (Unifor), o retorno é possível se todas as medidas do protocolo forem cumpridas. Na opinião do infectologista, este é o momento com os melhores indicadores desde o início da pandemia, e isso acaba motivando uma flexibilização maior.

“Acredito que, desde que seja feito respeitando o protocolo, temos que ir seguindo e ver se é realmente seguro. Ou seja, se na próxima semana vai se manter tudo tranquilo para irmos avançando. Acho que esse é o momento [de retornar o público aos estádios], desde que seja uma volta cuidadosa e gradual”, ressalta o médico.

Após quase dois anos longe dos estádios, os torcedores estão ansiosos para retornar às arquibancadas. Helder Sena, torcedor do Ceará, que tem o Castelão como a sua segunda casa, lembra do último jogo que assistiu no estádio. “A última partida que pude assistir no estádio foi Ceará e Vitória, em março de 2020, pela Copa do Brasil.” Ele quer retomar logo as idas ao estádio. “Minha expectativa é muito positiva. Acredito que, com a vacinação alcançando níveis cada vez mais altos, poderemos voltar a ter públicos. Estou muito ansioso”.

Fortaleza e Ceará, donos da segunda e sétima maiores médias de público da Série A de 2019, respectivamente, têm torcidas que costumam lotar as arenas. O período de quase dois anos sem ter os torcedores na arquibancada foi muito difícil não só para eles, mas também para o clube, sobretudo quando o assunto é arrecadação no dia do jogo, seja com bilheteria ou venda de produtos.

Segundo o comentarista esportivo Mário Kempes, o retorno do público ao estádio traz benefícios para os atletas e para o clube de uma forma geral. “Primeiramente, a parte de receita. Os clubes daqui têm torcidas enormes e podem gerar receitas muito boas. Em segundo lugar, o apoio. As torcidas de Ceará e Fortaleza são muito animadas, muito fortes e empurram o time dentro de campo”.

Segundo dados publicados pelo site UOL, somente no Campeonato Brasileiro deste ano, Ceará e Fortaleza somam mais de 1 milhão de reais de déficit em decorrência de jogos com portões fechados.

One thought on “Ceará x Internacional é o segundo jogo teste com público na Arena Castelão, desta vez com a torcida alvinegra

  • 6 de outubro de 2021 em 12:56
    Permalink

    Excelente reportagem! Parabéns aos autores!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

css.php