Exposição fotográfica homenageia aniversário de Fortaleza

Por Jean Dantas

Nesta terça-feira (13), a cidade de Fortaleza comemorou 295 anos de fundação. Para celebrar a data, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promoveu a exposição virtual “Multitudine”, uma seleção de cerca de 30 imagens assinadas pelo fotógrafo Luiz Alves, que compõem a mostra em homenagem à cidade e ilustram a capital entre 2015 e 2021. As obras foram expostas às 18h no site do Centro Dragão do Mar, com classificação livre e acesso gratuito a todos que tenham interesse em prestigiar o projeto.

Exposição celebra 295 anos da cidade de Fortaleza. Créditos: Luiz Alvez

A exposição Multitudine tem sua inspiração no brasão de Fortaleza, que contém a palavra em latim “Fortitudine”, tradução de “força” e “fortaleza”. A mostra apresenta cenas e cenários com intervenções na coloração original que acrescentam teor nostálgico e servem como uma forma de ilustrar a grande diversidade presente na população, cada qual com suas características próprias e individuais.

“As imagens são das mais diversas áreas de Fortaleza e buscam dar uma dimensão das múltiplas Fortalezas numa só. Uma riqueza expressa na pluralidade de paisagens e manifestações culturais, mas que também denuncia uma crescente desigualdade social e convida a um urgente repensar coletivo sobre as vivências e convivências, daí o nome ‘Multitudide’, a junção das partes que, diferentes, se complementam, e que na mistura de cores encontram o seu equilíbrio”, explica Luiz Alves.

Multitudine tem como objetivo retratar a multiplicidade presente na cidade de Fortaleza. Terra que, em outra época, serviu de morada para diferentes povos que habitaram a região e trouxeram consigo seus diferentes valores culturais e perspectivas sobre o mundo, preservados até os dias atuais, por diferentes gerações. A mostra busca, por meio da grande expressividade das cores, incitar a necessidade por igualdade diante de uma diversidade cultural tão vasta. Para conferir a exposição completa das fotografias, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php