5+ óleos essenciais que podem ajudar com os estudos

por Lara Albuquerque

A rotina acadêmica pode ser bastante difícil em alguns momentos e os óleos essenciais podem ajudar na ansiedade, concentração, foco e ânimo. 

A aromaterapia é uma técnica natural, que usa óleos essenciais – aromas que podem ser retirados de raízes, plantas, caules, sementes ou frutos – e que possuem propriedades aromáticas e farmacológicas. Os óleos essenciais podem ser utilizados para diversas finalidades e agem no nosso corpo de diferentes formas, por inalação, massagens, escalda-pés, banhos, compressas e outras formas. Essa técnica pode ajudar com o estresse, ansiedade, dores, traumas emocionais etc.

Os óleos essenciais são usados em difusores de ambiente, difusores pessoais e na inalação (colocando uma gotinha na palma da mão, esfregue, aproxime do nariz – não muito próximo aos olhos – e inale por 10 segundos). Mas, atenção, os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele, já que podem ser dermos agressivos. Caso queira fazer massagens, é aconselhável diluir em óleos vegetais. 

Confira 5 sugestões de óleos que podem ajudar na hora de estudar:

Óleo Essencial de Alecrim

(Foto de Lachlan Ross no Pexels)

O alecrim é conhecido como o óleo essencial do estudante. Ele possui um aroma herbal e é energético, estimula a memória e o foco, reduz a letargia mental e o cansaço físico. 

Ele também pode ajudar a melhorar a coordenação motora e cognitiva.Além dos benefícios para estudar, o alecrim também ajuda a aliviar as vias respiratórias e é ótimo para dores musculares.


Óleo Essencial de Capim limão

(Créditos: foto de Eva Elijas no Pexels)

O capim limão possui um aroma cítrico e traz em suas propriedades o aumento da concentração, a redução do cansaço mental e o estresse acumulado. Também ajuda a acalmar a mente e transporta você para o momento presente.


Óleo Essencial de Lavanda 

(Créditos: Foto de Brigitte Tohm no Pexels)

O óleo de lavanda é o mais conhecido na aromaterapia. Seu aroma adocicado reduz a ansiedade, melhora o foco e ajuda a ter uma boa noite de sono. Além das propriedades calmantes, a lavanda pode ajudar pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) a se concentrarem mais. Com o corpo e mente mais relaxados, você pode ter uma maior produtividade nos estudos.


Óleo Essencial de Manjericão

(Créditos: Foto de Asya Vlasova no Pexels)

O manjericão ajuda, principalmente, com o esgotamento mental. Ele é ideal para quem passa longas horas estudando, quem vai prestar vestibular, fazer concursos etc. Este óleo funciona como um tônico para o nosso sistema nervoso, dando energia e clareamento mental. Integra o pensar, agir e sentir, restaurando o equilíbrio emocional.


Óleo de Hortelã-Pimenta

(Créditos: foto do pixabay no pexels)

A hortelã-pimenta é um óleo herbal muito útil para enxaquecas, dores de cabeças, problemas respiratórios e como estimulante mental. Possui em sua composição o mentol e a mentona, que podem combater a Síndrome de Burnout, causada por excesso de trabalho e que pode afetar muitos estudantes. Ele também revigora, melhora a concentração e alivia o esgotamento nervoso, além de estabilizar emoções. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php