Curso de Jornalismo da Unifor estimula o debate no Dia do Jornalista

Por Lara Albuquerque

Nesta quarta, dia 7 de abril, em comemoração ao dia do Jornalismo, acontece de forma virtual um encontro cultural entre professores, convidados e alunos do CCG (Centro de Comunicação e Gestão) para conversar e trocar conhecimentos sobre jornalismo, política e democracia. As pautas apresentadas serão: “o novo perfil do jornalista”; “o jornalismo em defesa da democracia”; e o lançamento do livro “Medos Rabiscados”, de Sofia Osório.

Prof.º Alejandro Sepúlveda, docente do curso de Jornalismo da Unifor. (Imagem: acervo pessoal)

O trabalho do jornalista vem sendo cada vez mais desafiador. Estamos na linha de frente para defender interesses públicos, a sociedade, a democracia através da informação com  transparência, mesmo que esta venha a ser trágica como estamos vendo nos dias atuais. Todos os dias o jornalista assume o dever de investigar, checar e informar a população, que deve ser feita com grande responsabilidade e reflexão do seu papel como profissional e como cidadão.  

O Prof.º Alejandro Sepúlveda, docente do curso de Jornalismo, acredita que, em companhia dos colegas que participarão do evento, poderá ser criado um momento de debate sobre os embates que vem enfrentando o jornalismo nos dias de hoje. “É preciso uma reflexão para entender o que vivemos na atual conjuntura política, a fim de que o jornalismo possa cumprir o seu dever em uma sociedade democrática, que é o da defesa do estado de direito e da liberdade de expressão”. 

Os debates em pauta neste encontro são importantes pois prepara o aluno ainda em espaço universitário para lidar com os desafios que se encontram no caminho do jornalista no dia a dia. “Acredito que é preciso debater, no âmbito acadêmico, os desafios que enfrenta a imprensa diariamente em busca e defesa da verdade, contra a propagação de informações falsas que só criam um clima de incertezas e confusão. Esse evento permite um espaço para esse debate”, fala o professor.

Prof.º Carlos Bittencourt, docente dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda. (Imagem: acervo pessoal)

A importância dos debates a serem ministrados no encontro de amanhã é ter um espaço aberto para falar do profissional de jornalismo, que segundo o Prof.º Carlos Bittencourt, docente do curso de Jornalismo, está cada vez mais sendo atacado, criticado e visto como um inimigo para nossa sociedade e alguns poderes públicos. “É fundamental recuperar a imagem desse profissional, um profissional que tem sido tão criticado nos últimos tempos, por alguns setores do poder público e pela sociedade como um todo. Eu acho que em um debate como esse, que coloca o jornalista na linha de frente da defesa da democracia são fundamentais”, explica Bittencourt.

O mestre em Administração, Eugênio Furtado, é um dos convidados do evento (Imagem: acervo pessoal).

O evento também conta com convidados especiais que vão compartilhar suas experiências com o público, como o Mestre em Administração e Especialista em Publicidade e Marketing, Eugênio Furtado, que poderá inspirar os futuros jornalistas da Fundação Edson Queiroz. Para Eugênio, as expectativas são as melhores. “Conversarmos sobre o perfil do jornalista, na minha opinião, se torna uma pauta importante por fundamentar os currículos dos Cursos de Jornalismo, fazendo com que o aluno entenda e contextualize os conteúdos que ele vai abraçar. E, por outro lado, serve também para que os alunos do curso e demais interessados na área possam refletir sobre a profissão de jornalista e traçar um plano de aquisição de conhecimentos e expertises que diferenciam o [futuro do] profissional no mercado de trabalho.”

A aluna de Jornalismo Selene Facó está ansiosa para participar do encontro para poder rever professores e comemorar esta data importante para todos nós do curso de comunicação. “Minhas expectativas são muito boas. A Unifor sempre leva assuntos muito pertinentes para serem discutidos nesse dia que é tão significativo para nós, estudantes de Jornalismo. 2021 veio e mais um ano tendo que participar desse dia remotamente. Mas que bom que a pandemia não nos privou de celebrarmos esse dia. Vai ser maravilhoso rever grandes professores do corpo docente mediando ótimas conversas com personagens incríveis e assuntos extremamente necessários”, fala a estudante

O encontro de amanhã promete enriquecer o público e também os profissionais, afinal, tudo faz parte de uma troca entre gerações. Estão todos convidados a fazer parte deste evento que acontece pela plataforma Google Meet e o link será divulgado através dos canais de comunicação da UNIFOR. 


Agenda

7h30 – “O jornalismo em defesa da democracia”, com convidados Wagner Borges, Carlos E. Bittencourt, Alejandro Sepúlveda e Fernando Antônio Castelo Branco Sales Junior.

9h30 –  “O perfil do novo jornalista”, com convidados Eveline Frota, Eugênio Furtado e com mediação de Mariana Fontenele Braga

11h20 – Lançamento do livro “Medos Rabiscados” de Sofia Osório 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php