Série dispara interesse por jogos de xadrez

Por Gabriela Paiva

O Gambito da Rainha é uma minissérie original da Netflix que foi lançada em  23 de outubro. A trama, nomeada por uma jogada rara de xadrez, alcançou rapidamente o top 10 do streaming e conquistou o coração do público. O drama, dirigido por Scott Frank , é baseado no livro “O Gambito e a Rainha” publicado em 1983 por Walter Trevis. 

Os sete episódios da minissérie contam a história de Beth Harmon, interpretada por Anya Taylor-Joy, uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez.  A minissérie é ambientada no final dos anos 1950, em Kentucky, no sudeste dos Estados Unidos, onde Beth chega ao orfanato com  nove anos de idade. No início do drama, Beth é interpretada pela atriz mirim Isla Johnston, que através da sua atuação impecável, revela traços sólidos da personalidade da criança. No orfanato, Beth, observa o zelador, Shaibel, interpretado por Bill Camp,  jogando xadrez e logo se interessa. Shaibel fica resistente para ensinar à menina, mas cede aos seus pedidos e rapidamente se impressiona com suas habilidades.

No decorrer da série, Beth cresce e desenvolve vício em medicamentos e álcool. Toda a narrativa é acompanhada por recordações da sua infância e do comportamento estranho de sua mãe, o que demonstra ser um dos motivos da jovem apresentar desequilíbrio em relação ao consumo de álcool. A infância traumática reflete no comportamento da personagem principal, que possui dificuldades em criar vínculos emocionais. Apesar de serem mostrados vários aspectos da personalidade e dos vícios da xadrezista, as temáticas abordadas não são esclarecidas, então o espectador percorre a narrativa de um modo intuitivo, absorvendo e concluindo o que quer sobre a minissérie.

Contudo, o tema central, os jogos de xadrez, chama a atenção. Segundo dados coletados no início deste mês pela consultoria Decode, dias após a estreia da série, houve um aumento das buscas sobre o jogo no Google, e a maior parte dessas pesquisas foram feitas por mulheres. Para entender mais sobre os detalhes da modalidade, o público pesquisou. As pesquisas que mais cresceram foram sobre jogadas específicas de xadrez, os termos “Jogada Siciliana”, “Gambito da Rainha” e “Jogadas de xadrez” cresceram, respectivamente, 300%, 250% e 150% nas buscas do Google. 

Logo, as expectativas para uma 2ª temporada foram criadas. Sobre isso, a atriz principal concedeu uma entrevista a famosa revista americana, Town & Country, e comentou sobre o assunto, “Eu adoro a personagem e certamente voltaria se me pedissem, mas acho que deixamos Beth em um bom lugar.” A minissérie construiu uma narrativa intrigante, mas está nas mãos do futuro a possibilidade de existir a continuação.

 Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=cnqV3wsZlpo

Ficha Técnica:

Título original: The Queen’s Gambit

Direção: Scott Frank

Lançamento: 1ª temporada (2020)

País: Estados Unidos

Gênero: Drama.

Classificação: 16 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php