Filme de 2011 sobre pandemia atrai audiência

Por Laura Gomes e Letícia Borges    

O vírus da Covid-19 se espalhou pelo mundo no final de 2019 e começo de 2020. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda aconselha a ficarmos em casa. Em meados de março, um filme dirigido por Steven Soderbergh que foi produzido em 9 de setembro de 2011, intitulado Contágio, subiu no ranking de filmes mais procurados no Google segundo o site Notícias da TV do portal UOL. Ele narra a história de um desconhecido vírus chinês que contamina a população e logo se transforma em uma epidemia.

O longa relata a ida de Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow), uma cidadã americana, à Hong Kong em uma viagem a trabalho. Ao voltar para casa, ela traz consigo um vírus letal e em pouco tempo a doença começa a se alastrar pelo mundo. Em Contágio, Soderbergh expõe sua versatilidade ao escalar um elenco impecável e produzir uma linha do tempo precisa e ideal para assimilar com clareza os eventos que ocorrem no decorrer da história.  

A obra, classificada como suspense, thriller e drama, dramatiza os acontecimentos de uma pandemia, não retratando somente a percepção científica em busca de uma vacina, mas também o dia a dia das famílias em quarentena e o que estão fazendo para se adaptar à nova realidade. O longa busca sensibilizar o público com a rotina dos personagens que foram atingidos diretamente pelo vírus. Este é o caso de Mitch Emhoff, interpretado por Matt Damon, que encara a perda da esposa e do filho em razão da doença.

É possível captar o recado que o longa aborda: o medo da multidão. Os personagens tinham medo de zumbis e criaturas místicas e agora, na vida em meio à doença, de pessoas e aglomerações. O filme exibe cenários pós apocalípticos que simbolizam uma humanidade atormentada em busca da sobrevivência. A obra é uma ótima opção como “choque de realidade”. Vale a pena assistir para relembrarmos que todo cuidado é pouco, uma vez que ainda estamos enfrentando a pandemia e correndo o risco de uma reincidência do número de casos.

Ficha Técnica

Filme: Contágio

Ano: 2011

Direção: Steven Soderbergh

País: EUA

Duração: 1h 46min. 

Gênero: Thriller/Drama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php