5 + epidemias que o mundo enfrentou

Por Letícia Borges e Laura Gomes 

No final de 2019 se deu o início da pandemia da nova covid-19, detectada pela primeira vez em Wuhan, na China. Grandes epidemias e doenças sempre assolaram a história humana, em tempos epidêmicos as pessoas agarram-se a todas as chances de sobrevivência. Assim, iremos relembrar as cinco piores epidemias da história que devastaram partes do planeta. Confira, a seguir, a lista: 

Peste Bubônica 

Doença disseminada a partir do contato humano com pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis que estavam presentes em ratos. A peste se manifesta de duas maneiras: bubônica, contraída pelo contato com as pulgas ou ratos infectados; e pneumônica, contraída pelas vias respiratórias a partir do contato com outra pessoa infectada. 

A epidemia foi trazida por navios genoveses para vários portos do continente europeu. Possui sintomas como inchaço em diversas partes do corpo, febre e dor de cabeça. Esta doença é a responsável pela Peste Negra, na Europa, durante o século XIV. O número de mortes foi entre 75 e 200 milhões na região entre Europa e Ásia, reduzindo drasticamente a população mundial. (fontes)


Varíola

Afetou a humanidade de forma significativa, por mais de três mil anos e teve como vítimas a rainha Maria II da Inglaterra, o rei Luís XV da França e o faraó egípcio Ramsés II. Essa enfermidade se dá pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções de indivíduos infectados. 

Ao penetrar no corpo, o patógeno se espalha pela corrente sanguínea e se instala, principalmente, na região cutânea, provocando febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gástricos. Logo depois destas manifestações surgem, em todo o corpo, numerosas protuberâncias cheias de pus que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes e causam coceira intensa e dor. Este surto só foi erradicado no ano de 1980, com a chegada da vacina vivo vaccinia. (fontes)


Cólera

Doença que é transmissível por meio da água contaminada, teve sua primeira epidemia no ano de 1817, indo do Vale do Rio Ganges ao norte da África e outras regiões da Ásia. Seus sintomas são diarréia intensa, cólicas e enjoos. Essa doença possui vacina (Shanchol), entretanto, a bactéria Vibrio cholerae, causadora da cólera, sofre mutações constantemente e por isso não se tem uma vacina com 100% de eficácia. (fontes)


A Gripe Espanhola

Conhecida também como “gripe de 1918”, foi uma das piores epidemias da história da humanidade, sendo uma doença de grande capacidade de contágio e altamente letal. Teve seu início em 1918 com a pandemia do vírus Influenza, infectando 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época. Seus sintomas são dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, cansaço excessivo, dificuldade para respirar e febre. (fontes)


Gripe Suína (H1N1)

Surgiu no México em 2009 e se originou de porcos. Sua propagação foi acelerada e totalizou um número de 16 mil mortes. Os sintomas dessa doença são os de uma gripe normal, como: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e calafrio. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o primeiro caso detectado foi em maio e em junho de 2009, com 627 pessoas infectadas no país.

Fontes: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/conheca-5-maiores-pandemias-da-historia.html 

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1-gripe-suina/https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1-gripe-suina/

https://saude.abril.com.br/blog/cientistas-explicam/gripe-espanhola-100-anos-da-mae-das-pandemias/

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-pox/var%C3%ADola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php