Um Senhor Estagiário: encontro de gerações e empreendedorismo feminino

Por Victória Crisostomo 

Um Senhor Estagiário é uma comédia lançada em 2015 pela diretora Nancy Meyers, que mostra o encontro de gerações no mercado de trabalho. O filme conta a história de Jules Ostin (Anne Hathaway), uma jovem empreendedora de sucesso, e Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos que leva uma vida tranquila. Os caminhos dos dois protagonistas se cruzam quando o idoso decide concorrer a uma vaga de estágio na empresa da executiva.

https://www.youtube.com/watch?v=jHG8TaEBhKI&feature=emb_title

 

Jules criou um site de vendas de roupas e, em 18 meses, conseguiu transformar o seu negócio em um dos maiores do ramo nos Estados Unidos. A empresa, que tinha como maioria dos funcionários pessoas jovens, optou por fazer uma seleção para estagiários idosos. Foi assim que Ben decidiu mudar sua rotina e voltar a trabalhar. 

Após ser selecionado para a vaga, Ben percebeu que não seria tão fácil assim, já que a sua supervisora era a própria chefe. Por viver sempre ocupada, em reuniões e telefonemas, Jules não conseguia dar atenção ao seu novo estagiário. No início foi bem complicado, já que o idoso passava horas sentado sem fazer quase nenhuma atividade. 

Isso mudou quando Ben arrumou a bagunça que estava há muito tempo sobre uma mesa e incomodava bastante Jules, que começou a notá-lo a partir disso. Mas a aproximação entre os dois inicia de verdade quando o viúvo se torna motorista da empresária e passa a acompanhar de perto os seus compromissos. 

Jules demora um pouco, mas acaba percebendo que Ben pode ser útil por ter uma série de conhecimentos sobre o mercado e sobre a vida. Uma amizade linda nasce entre eles. O idoso se torna uma espécie de braço direito da chefe. A aproximação não se limita só à carreira profissional da executiva e passa também para o lado mais íntimo, já que o idoso fica próximo também de Matt (Anders Holm) e Paige (Jojo Kushner), marido e filha da empreendedora. 

Foto: reprodução

Ben se torna amigo também de seus colegas de trabalho que, assim como a jovem, são cerca de 40 anos mais novos que ele. O idoso consegue ser um exemplo de profissional, estilo e experiência. Todos gostam dele e o tem como alguém admirável. Juntos, eles passam por vários momentos engraçados ao longo do filme. 

O estagiário consegue se sair muito bem no novo emprego e mostra que a terceira idade ainda pode contribuir bastante, seja no mercado de trabalho ou por meio da sabedoria. Prova disso é que Ben, além de ser produtivo, também dá ótimo conselhos para os novos amigos e para a sua chefe, quando ela passa pelo momento mais difícil da sua vida.

O idoso e a mulher no mercado de trabalho 

Um senhor Estagiário mostra o quanto os idosos ainda podem ser úteis para a sociedade de forma geral. O filme indica que seja no ambiente de trabalho ou em outros setores, as pessoas da terceira idade estão sim aptas a acompanhar a era da tecnologia e tem muito a contribuir para as novas gerações.

Robert De Niro, que dá vida ao carismático Ben, conseguiu conquistar o público com o seu personagem, que é marcado por momentos hilários. Através de conselhos sempre sábios, o estagiário ganha a simpatia dos seus colegas e a confiança de Jules. 

Além de abordar o encontro entre diferentes grupos, a produção norte-americana também traz como um dos temas centrais o empreendedorismo feminino e as dificuldades ainda enfrentadas por mulheres que decidem ser donas do seu próprio negócio. Assim como em O Diabo Veste Prada, Anne Hathaway interpreta mais uma vez uma jovem que precisa adequar carreira profissional com obrigações pessoais.

O longa de Nancy Meyers aborda temáticas muito importantes para o século XXI por meio de uma comédia leve, com destaque para a ótima atuação do elenco. Os papéis do idoso e da mulher no mercado de trabalho são o assunto principal da obra, que está disponível na Netflix.  

Ficha Técnica

Um Senhor Estagiário 

Ano: 2015

País: Estados Unidos 

Direção: Nancy Meyers

Duração: 121 minutos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php