5+ aplicativos para ajudar nos estudos

por Rafaela Alves 

Com a pandemia do Covid-19, as escolas, faculdades e cursos precisaram ajustar a forma de ensino. Com isso, as aulas remotas  se tornaram corriqueiras. Uma pesquisa feita pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mostrou que estudar em casa pode ser mais difícil por causa de distrações e por exigir maior concentração. A pesquisa revelou que 32% dos alunos ouvidos não possuem um ambiente tranquilo para estudar, já 48% deles não conseguem se organizar para estudar. Pensando nisso, o 5+ desta semana trouxe dicas de aplicativos para ajudar melhorar os seus estudos.  

Trello

Esse aplicativo não é focado apenas nos estudos. É necessário que o estudante primeiramente se organize e crie metas. O Trello propõe ao usuário dicas e diferentes formas para manter a organização sempre em dia. O software, criado em 2011, ajuda no gerenciamento de afazeres, possibilitando a criação de listas, quadros e cartões, além de disponibilizar a opção “time”, que permite o acesso de diferentes usuários a um mesmo quadro, facilitando o trabalho em equipe. O programa também interage com outros apps e pode ser baixado gratuitamente, tanto no Google Play como na App Store. Ele mantém a sincronização em todos os dispositivos, permitindo ser visualizado em qualquer lugar.

Duolingo

Disponível de forma gratuita para Web, iOS, Android, Windows Phone e Linux, o aplicativo tem a função de ajudar o usuário a aprender uma nova língua, como inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão. Lançado em 30 de novembro de 2011, o programa traz atividades de fala, tradução, escrita e escuta, divididas em módulos que vão do básico até o avançado e varia de acordo com o tema escolhido. Com o intuito de facilitar o aprendizado de forma divertida, o app aconselha que o estudante acesse o aplicativo todos os dias e cumpra as tarefas para poder aumentar o nível. Além disso, é possível interagir com outros usuários através dele, competindo com outras pessoas na realização de tarefas e compartilhando experiências. 

Issuu

A plataforma do Issuu possibilita transformar publicações impressas em virtuais. Para quem deseja adquirir mais conhecimento, esse aplicativo é uma ótima escolha. É possível encontrar nele livros, e-books e revistas de diversos temas. Criada em 2006, a Issuu permite de forma gratuita que o usuário encontre publicações de seu agrado. Para quem quiser ir além e publicar seu próprio conteúdo na plataforma, é preciso contratar um dos planos que ela oferece.

Focus To-Do

O aplicativo Focus To-Do tem o objetivo de ajudar o estudante a ter mais concentração e aumentar a produtividade através de uma famosa técnica Pomodoro. O método, que foi criado no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo, é utilizado para gerenciamento de tempo, em que se utiliza um cronômetro para dividir os afazeres em períodos de 25 minutos, que são separados por breves intervalos. O programa ajuda a definir um tempo para a execução de uma tarefa, para que seja executada com eficiência. É possível trabalhar com listas, tarefas, lembretes e até na organização da agenda. Além de ajudar na concentração, o app analisa o tempo de estudo e de conclusão das tarefas, fazendo com que o usuário tenha noção do quanto de tempo gasta para realizar determinada função.

Zen

Para melhorar o estudo é necessário dormir bem e estar descansado. Além disso, inteligência emocional é importante para  lidar com a pressão e a ansiedade. O aplicativo Zen é ideal para proporcionar momentos mais relaxantes. O software brasileiro ajuda o usuário a ter um momento de meditação promovendo uma jornada de autoconhecimento e relaxamento, ajudando na ansiedade, estresse, aumento de produtividade e foco. Ele possui vídeos, áudios, sons, músicas, mantras e reflexões, contendo também uma ferramenta de controle de humor, para acompanhar o estado  emocional e suas variações de temperamento. O app de meditação guiada tem o intuito de transformar o usuário, melhorando a saúde física e emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php