5+ filmes para inspirar mulheres empreendedoras

Por Victória Crisostomo

As mulheres conquistam cada vez mais lugar no mercado de trabalho. Ao longo dos últimos anos, o empreendedorismo feminino cresceu bastante e, atualmente, muitas mulheres são donas do seu próprio negócio. O 5+ dessa semana separou cinco filmes com histórias de personalidades femininas fortes para inspirar mulheres empreendedoras.

Confira a lista:

Joy: O Nome do Sucesso (2015)

A obra cinematográfica de 2015, baseada em fatos reais, se passa nos anos 1990 e narra a trajetória da empreendedora americana Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence. Incentivada pela avó, Joy segue em busca de se tornar uma mulher bem-sucedida, mas tem que lidar com dilemas familiares.

Joy, desde a infância, tem uma mente brilhante e ideias muito boas, mas se viu obrigada a deixar de lado alguns desejos para se tornar mãe e esposa. Contudo, isso muda no decorrer do filme. Ao inventar um esfregão de limpeza que podia ser torcido sem molhar as mãos, ela se tornou uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos. Em meio a suas conquistas profissionais, Joy passa por momentos difíceis em sua vida pessoal.

Assista ao trailer de Joy: O Nome do Sucesso 

 

Ficha Técnica

Joy: O Nome do Sucesso

Ano: 2015

País: Estados Unidos 

Direção: David O. Russell

Duração: 124 minutos

 

O Diabo veste Prada (2006)

Lançado em 2006, o longa conta a história da recém-formada jornalista Andy Sachs (Anne Hathaway) que conseguiu um emprego na revista de moda Runaway, referência em Nova York. A jovem se torna assistente da temida Miranda Priestly (Meryl Streep), editora-chefe da revista, e conhece o lado não glamouroso do universo da moda. 

Miranda é conhecida por todos como uma pessoa arrogante, egoísta e cruel. Como se não bastasse o gênio difícil da chefe, Andy ainda tem que lidar com os colegas de trabalho, que a humilham por conta do seu estilo. Entretanto, a jovem não se deixa abalar e muda completamente o visual, chamando a atenção até mesmo da executiva. 

Se por um lado Andy conseguiu ganhar confiança da chefe, por outro ela acabou modificando sua personalidade para se encaixar no mundo da moda. A assistente encontra dificuldades para conciliar vida profissional e pessoal.

Assista ao trailer de O Diabo Veste Prada 

 

Ficha Técnica

O Diabo Veste Prada

Ano: 2006

País: Estados Unidos 

Direção: David Frankel

Duração: 110 min

 

Um Senhor Estagiário (2015)

Jules Ostin (Anne Hathaway) é uma jovem genial que alcançou sucesso no mercado de trabalho com apenas 18 meses da criação do seu site de vendas de roupas. A empreendedora leva uma vida bem agitada, devido à rotina de trabalho, até conhecer Ben Whittaker (Robert De Niro).

Aposentado e viúvo, Ben leva uma vida tranquila e monótona. Mas isso muda quando o idoso se candidata para uma vaga de estágio na empresa de Jules. No início, a relação dos dois não é muito boa, já que a dona da empresa está sempre ocupada e quase não repara em Ben.

Apesar do êxito em seu negócio, Jules não consegue adequar sua rotina de trabalho com a sua vida pessoal. Quando o estagiário se torna também motorista da chefe, nasce uma linda amizade entre eles. 

Assista ao trailer de O Estagiário 

 

Ficha Técnica

Um Senhor Estagiário 

Ano: 2015

País: Estados Unidos 

Direção: Nancy Meyers

Duração: 121 minutos

 

Estrelas Além do Tempo (2016)

A produção americana traz como protagonistas as três mulheres negras Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). As três eram amigas e funcionárias da NASA (a agência espacial norte-americana), local em que elas tinham que enfrentar, todos os dias,  o preconceito enraizado de seus colegas brancos. 

A trama se passa nos anos 1960, período da Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética travaram uma corrida espacial. Nesse período também os norte-americanos passavam por momentos de tensões raciais entre brancos e negros. Apesar do preconceito sofrido diariamente, as três mulheres brilhantes contribuíram diretamente para o  lançamento do astronauta John Glenn em órbita, uma das maiores operações da história da NASA.

Assista ao trailer de  Estrelas Além do Tempo:

 

Estrelas Além do Tempo

Ano: 2016

País: Estados Unidos

Direção: Theodore Melfi

Duração: 127 minutos

 

Coco antes da Chanel (2009)

O filme conta a história real da famosa estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, interpretada por Audrey Tautou. A narrativa se passa no início dos anos 1900 e mostra as principais dificuldades enfrentadas por ela antes da fama. 

Coco levava uma vida humilde e, para se sustentar, trabalhava como cantora num bar. A francesa, que era uma costureira talentosa, viu sua realidade mudar completamente após conhecer o rico herdeiro Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde). A partir disso, ela começa a frequentar ambientes da socialite parisiense. Cansada de usar espartilhos apertados e de ter que se encaixar nos padrões da época, Coco cria o seu próprio estilo.

Mesmo recebendo muitas críticas, Coco revolucionou a forma de se vestir ao criar peças femininas modernas, inspiradas nas roupas masculinas. Ao longo do filme, a estilista se apaixona perdidamente pelo milionário Arthur Capel (Alessandro Nivola), que a ajuda a criar sua grife Chanel.

Assista ao trailer de Coco Antes da Chanel 

 

Ficha Técnica

Coco Antes da Chanel

Ano: 2009

País: França

Direção: Anne Fontaine

Duração: 105 minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php