TSE aumenta em 1 hora horário para votar
Por Victor Mandarino
A pandemia causada pelo COVID-19 afetou de várias maneiras a sociedade. Com o distanciamento social implementado como medida preventiva, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou estratégias de biossegurança para levar os eleitores às urnas de forma segura nas eleições municipais de domingo.
O TSE ampliou o horário de votação nas Eleições 2020 em uma hora mais cedo. Os eleitores irão às urnas de 7 horas às 17 horas (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para esse domingo, 15, e onde for necessário o segundo turno, programado para 29 de novembro.
A ampliação do horário de votação foi definida já em agosto. O horário de 7h às 10 horas foi reservado para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco. Contudo, se preferirem, podem ir no horário convencional.
Passo a Passo para votar
Algumas medidas de prevenção foram tomadas para que não haja aglomeração no local de votação. Acompanhe no infográfico abaixo as principais ações de prevenção para o domingo:

Documentos
Para votar é necessário apresentar ao mesário um documento com foto, poder ser Carteira Nacional de Habilitação, RG ou passaporte. Também é importante levar o título de eleitor. Nos últimos anos, o processo de votação foi facilitado devido à digitalização do título de eleitor, disponível gratuitamente no aplicativo e-título.
Mesmo se o eleitor perder o título e não tiver acesso ao app , basta levar algum documento com foto. O comprovante de votação só será entregue para quem solicitar ao mesário. É importante lembrar que não é possível conseguir o comprovante pela internet e sequer existe segunda via. Em caso de perda, o eleitor pode pedir a certidão de quitação em um cartório eleitoral ou pelo site do TSE.