Campeonato de League of Legends dá visibilidade para talentos nordestinos

por Gustavo Ferreira

Os esportes eletrônicos estão em crescimento no Brasil, porém os investimentos em campeonatos e eventos se concentram nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, como os campeonatos do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) e da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), sediados na cidade de São Paulo. Com a finalidade de romper com essa realidade, surge a N.A.VE Copa do Nordeste de LoL (N.A.V.E. CNELOL), ajudando a promover organizações e jogadores regionais de League of Legends.

Partida entre UFS Warriowls e BadPlays, válida pela seletiva estadual de Sergipe da N.A.V.E CNELOL. Foto: Reprodução/N.A.V.E. CNELOL

Após o período de inscrições gratuitas para a comunidade nordestina, 104 equipes foram formadas para participarem da competição de maneira online e sonharem com o título e a premiação de  R$ 3.000,00. Iniciado no dia 28 de setembro e com a data final marcada para 15 de novembro, a competição está sendo dividida em três partes: seletivas estaduais, fase de grupos e playoffs 

Sentindo falta de campeonatos de maiores proporções de League of Legends no Nordeste, Tiago Copello, CEO da Mity, empresa baiana com foco em jogos eletrônicos, propôs a N.A.V.E. CNELOL. “A ideia surgiu para fomentar o cenário regional de esportes eletrônicos, pois os campeonatos eram bem rápidos. Então estamos fazendo um campeonato longo, com quase 40 dias de transmissão, dando visibilidade e profissionalismo para o Nordeste em um evento anual”, revela Copello.

Calendário da N.A.V.E. CNELOL. Foto: Divulgação/N.A.V.E. CNELOL

Por conta da pandemia, o projeto não está sendo realizado idealizado, pois a fase de mata-mata seria presencial. Porém, Tiago afirma que no próximo ano será diferente. “Estávamos pensando em algumas ideias, mas a Covid apareceu e impossibilitou as execuções. A ideia é de que em 2021, a semifinal e final sejam presenciais, aqui na Bahia, na arena Fonte Nova”, pontuou.

Além disso, ainda em 2021, a meta é expandir esse modelo regional de campeonato para outros três jogos: Free Fire, Counter Strike: Global Offensive e Valorant. “A gente vai fazer [campeonato] de um ou dois jogos para fazer crescer, pois não existe apenas o LoL”, fala o idealizador do N.A.V.E. CNELOL.

No Ceará, existem poucos registros de eventos que abrangeram a comunidade de esportes eletrônicos local. Em 2016, aconteceu no Centro de Formação Olímpica (CFO), o Desafio Invocadores, trazendo para Fortaleza a Pain Gaming e INTZ, duas das maiores organizações de E-Sports do Brasil. Em 2019, o shopping RioMar promoveu um evento com a presença de influenciadores desse segmento e sete campeonatos de modalidades diferentes.

Público durante a partida entre Pain gaming e INTZ, no Centro de Formação Olímpica (CFO). Foto: via Desafio Invocadores no Facebook.

Evento: N.A.V.E. Copa Nordeste de League of Legends

Quando: Com início no dia no dia 28/09, a competição terminará na data 15/11 

Onde: As transmissões estão acontecendo na Twitch, no canal oficial da N.A.V.E. CNELOL

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php