Série de animação americana aborda doenças mentais e assassinato

Por Sarah Esmeraldo 

Dirigida por Raphael Bob-Waksberg – criador da série Bojack Horseman (2014) – e Kate Purdy, a série Undone conta a história de Alma (Rosa Salazar), que, em meio a uma crise existencial, sofre um acidente de carro e entra em coma. Ao acordar, percebe que pode controlar as barreiras do tempo e viajar ao passado para falar com o seu falecido pai, Jacob (Bob Odenkirk). Com suas novas habilidades, ela tenta descobrir quem o assassinou e impedir sua morte.

Apesar de ter um bom relacionamento com o namorado, Sam (Siddharth Dhananjay), Alma tem medo de se envolver demais, além de criticar as escolhas de sua irmã Becca (Angelique Cabral) e viver em conflito com sua religiosa mãe, Camila (Constance Marie). Assim, Alma vive  apegada às dores do passado, mostrando como é doloroso para ela viver.

No decorrer da série, passamos a nos questionar sobre até que ponto sua habilidade é real ou fantasia, Isto torna a série mais interessante, pois começamos a ter conhecimentos das consequências emocionais causadas pela morte de seu pai e seu acidente. Assim,  a série não é focada apenas na investigação do assassinato, mas também nas consequências emocionais e mentais e sobre na superação de traumas.

Na  sua primeira temporada, levanta o questionamento se Alma possui poderes ou transtornos mentais e abre espaço para duas interpretações: uma sobre saúde mental – por abordar doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia, mostrando como elas afetam a vida de uma pessoa e se tornam reais na visão da mesma; e a outra, sobre um acidente e a resolução de um assassinato.

Ficha Técnica

Undone

Ano: 2019

Direção: Raphael Bob-Waksberg e Kate Purdy 

Disponível no Amazon Prime 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php