NewsLink: inovação e convergência no Laboratório de Práticas de Jornalismo da Unifor

Por Tania Cerqueira e  Maria Estela Assis

O NewsLINK pretende atuar com o formato experimental de uma redação, a partir da ideia de integração e convergência das funções dos jornalistas. Os alunos participarão de um processo rotativo pelos núcleos de Assessoria, Impresso, Foto, TV, Rádio e Mídias Digitais, sendo monitorados por um professor responsável e entregando projetos ao final de cada ciclo. Para além da teoria, o NewsLINK ajudará os alunos a se prepararem para as demandas do mercado jornalístico do século 21, tornando-os profissionais multifuncionais com conhecimento em diversas áreas que caminham atreladas à profissão jornalística.

Infográfico: Aldeci Oliveira/JornalismoNIC

Segundo a professora Vânia Tajra, responsável pelo NewsLINK, a criação do novo laboratório resultou de esforço conjunto entre a coordenação do curso de jornalismo e professores monitores. A nova ideia é que os núcleos laborais trabalhem em conjunto, com o objetivo de aprimorar e inovar o modelo do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC).

O NIC é um laboratório de jornalismo que desenvolvia até 2019 uma proposta individualizada. O aluno era aprovado através de seleção para uma área específica, ficava por um ano ou mais e tornava-se um especialista na área pela qual fora selecionado. A integração, que hoje está associada ao NewsLink, havia sido pensada em 2018 no NIC, “mas as células acabaram cada qual fazendo seu trabalho separado”, como disse o designer editorial, Aldeci Tomaz. Com a nova proposta, os alunos de jornalismo terão em mente, matérias que poderão ser utilizadas em diversas plataformas, por exemplo, uma matéria feita para o impresso poderá ser distribuída para o digital ou para a TV desenvolvendo os processos de transmídia e crossmídia.

Agora, com a experiência multifacetada, o estudante terá conhecimento prático em várias áreas e produzirá conteúdos diferenciados, que irão acrescentar pontos ao seu portfólio. Embora, em princípio, os alunos devam permanecer no equipamento prático por apenas um ano, para ceder a oportunidade a outros interessados, o coordenador do curso de Jornalismo da Unifor, professor Wagner Borges afirma que haverá a possibilidade de maior permanência caso tenham interesse em monitorar um núcleo.

A expectativa de crescimento dessa proposta é a melhor possível, pois “em todo o mercado universitário de Fortaleza, não existe um laboratório jornalístico de prática solidificado em termos estruturais como este” comenta a professora Vânia. Para que a rotação de células seja efetivada a cada mês, os alunos selecionados precisarão entregar produtos definidos pelos professores monitores, como a professora Vânia Tajra explica no áudio a seguir:

A REALIDADE DAS REDAÇÕES NO MEIO JORNALÍSTICO

Foto: Tania Cerqueira

O encontro das modalidades jornalísticas é um fato inegável, especialmente com o desenvolvimento e popularização da internet. Hoje é impensável a existência de um veículo de comunicação que não possua uma versão online, explorando as várias possibilidades multimidiáticas para tornar a notícia mais completa e interativa possível.

A internet mudou a relação de produção e consumo das notícias. A atualização é mais rápida, o acesso é mais fácil e a escolha de como consumir tal modelo cabe ao receptor. Dessa forma, é inviável que os jornalistas continuem a trabalhar da mesma forma, mantendo alto grau de especialização para a realização das tarefas. Assim, a convergência exige do profissional a aptidão para noticiar de qualquer lugar com qualidade, o que inclui redigir, filmar, fotografar, editar, entre outros.

“É um ajuste de carreira difícil, principalmente, para as gerações mais antigas, muitos jornalistas que não se adaptaram perderam seus empregos”, comenta o professor de Jornalismo Digital da Universidade de Fortaleza (Unifor), Eduardo Freire. Mas a mudança já aconteceu e não há volta, a ideia de redução de custos das empresas ao preferirem profissionais multi capacitados e o aumento da agilidade acarretada são a nova realidade.

Um comentário em “NewsLink: inovação e convergência no Laboratório de Práticas de Jornalismo da Unifor

  • 12 de dezembro de 2020 em 19:47
    Permalink

    Muito interessante dando oportunidade do aluno atuar em vários meios de comunicação

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php