Conheça a história real de The Act

Por Victória Crisostomo

A série de “The Act”, lançada em 2019 pelo serviço de streaming Hulu, conta a história real e assustadora de Gipsy Blanchard (Joey King). Enganada, durante mais de uma década, por sua mãe Dee Dee Blanchard (Patricia Arquette), a menina, assim como todos, acreditava ter inúmeros problemas de saúde, enquanto na verdade era saudável. A produção americana foi muito bem avaliada pela crítica e recebeu indicações ao Emmy 2019. 

Confira o trailer: 

 

A narrativa inicia em 2015, nos Estados Unidos, a partir de uma ligação da vizinha Lacey (AnnaSophia Robb) para a polícia denunciando um possível crime contra Dee Dee. Contudo, para desvendar o que realmente aconteceu é necessário voltar alguns anos no tempo.  

As protagonistas são apresentadas sete anos antes, quando Gipsy é conhecida por todos como uma adolescente frágil com uma série de limitações físicas, e Dee Dee como uma mãe super dedicada que abdicou tudo para cuidar da saúde da filha. 

Na foto superior Dee Dee e Gipsy Rose e na foto inferior as atrizes Patricia Arquette e Joey King em “The Act”. Foto reprodução.

Após perderem a casa durante o Furacão Katrina, mãe e filha ganham um novo lar graças a doações. Os novos vizinhos logo passam a admirar a relação de cumplicidade das duas. Entretanto, o que parecia ser apenas um exemplo de superação se transforma numa grande história de terror. 

Ao longo dos 8 episódios, o público conhece o lado sombrio do relacionamento das protagonistas. A relação abusiva de Dee Dee com Gipsy a proíbe de se aproximar das outras pessoas. Quando a menina conhece a vizinha Layce, que tem aproximadamente a mesma idade que a dela, percebe que também pode fazer atividades de uma adolescente  saudável.

Ao ver Lacey com o namorado, Gipsy, que sempre acreditou que o amor é como nos contos de fadas, quis encontrar o seu príncipe encantado. Foi a partir disso que a história tomou um rumo inesperado por todos.

Gipsy entrou em um site de relacionamento, sem a mãe saber, e começou a conversar com Nick (Calum Worthy). Por um longo período, os dois se relacionaram virtualmente e em segredo. Cansada dos abusos e proibições de Dee Dee, Gipsy perguntou se Nick teria coragem de matar a sua mãe, pois essa seria a única forma deles ficarem juntos. O rapaz concordou com a ideia e, em 14 de junho de 2015, assassinou Dee Dee a facadas. 

Show de atuação

Não tem como falar de “The Act” sem comentar as atuações impecáveis das duas protagonistas. Joey King e Patricia Arquette conseguiram comover o público com suas performances de alto nível. 

Joey King, que deu vida à Gypsy Rose, ficou conhecida por muitos como Elle de “A Barraca do Beijo”. Todavia, diferente do que foi visto na comédia romântica da Netflix, a atriz interpretou uma personagem que exigiu um maior desafio. Joey raspou a cabeça e teve que atuar com uma voz bem diferente da sua, para passar para o público a doçura e inocência de Gipsy. 

Além disso, ela teve que se preparar bastante mentalmente para interpretar a personagem, já que a história era forte. “Foi muito intenso, eu nunca interpretei um personagem em que tive que me transformar tanto. Entrar nessa cabeça foi terrível”, disse Joey King em entrevista à TV Guide. A atriz foi indicada ao Emmy 2019, na categoria de melhor atriz em minissérie, por sua interpretação em  “The Act”.

Patricia Arquete venceu a categoria de melhor atriz coadjuvante de minissérie do Emmy 2019. Foto reprodução.

Patricia Arquette, intérprete de Dee Dee, também chamou muita a atenção do público por sua atuação. A atriz deu vida à mãe superprotetora, que sofria de Síndrome de Münchausen, e tinha um comportamento abusivo com a filha. 

Também em entrevista à TV Guide, Patricia falou sobre sua personagem.“Dee Dee é um caso diferente porque ela vai contra tudo que a natureza construiu. Como pai, você pode defender e proteger seu filho de todo mal, mas esses pais fazem o contrário: colocam seus filhos em perigo”.

A performance recebeu tanto reconhecimento que Patricia venceu a categoria “melhor atriz coadjuvante de minissérie” do Emmy 2019 por seu papel em “The Act”.

Ficha Técnica:

The Act – 1ª temporada

Ano: 2019

Direção: Nick Antosca e Michelle Dean

País: Estados Unidos

Duração: 480 min

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php