Pequenos Incêndios por Toda Parte: drama ambientado nos anos 1990 retrata temas ainda atuais

Por Clariana Matias

Little Fires Everywhere (ou Pequenos Incêndios por Toda Parte, título em português), é uma série de drama da plataforma de serviço de streaming Hulu. Lançada mundialmente em março, a produção chegou ao Brasil em maio, através da Amazon Prime Video. Responsável por gerar discussões sobre racismo, homofobia e maternidade, Pequenos Incêndios por Toda Parte é baseada no livro de mesmo título, escrito por Celeste Ng e lançado em 2017. 

Uma das principais perguntas da série é “quem ateou fogo na mansão da família Richardson?”. No primeiro episódio, a família está do lado de fora da casa, enquanto os bombeiros tentam apagar o fogo. Izzy (Megan Stott), a filha mais nova da família, não está com eles e se torna uma das suspeitas. Logo, a série direciona o telespectador há alguns meses e começa a contar a história a partir daí.

A trama, ambientada no ano de 1997, gira em torno de duas famílias, contando a história de Elena Richardson (Reese Witherspoon) e Mia Warren (Kerry Washington). Elena é uma jornalista e mora em Shaker Heights, uma cidade bastante organizada e cheia de regras, onde até mesmo a cor das casas da vizinhança têm que combinar de acordo com uma paleta de cores. Elena é mãe de quatro filhos, casada e dedicada à família. Mia, é uma artista e não tem endereço fixo. Ela está sempre se mudando com a filha adolescente, Pearl (Lexi Underwood), mas, dessa vez, promete à jovem que irão criar raízes em algum lugar e escolhem Shaker Heights. Mia e Pearl alugam uma propriedade da família de Elena e logo as duas famílias começam a se envolver, e a série mostra o quão diferente essas famílias são

Mia e Pearl. Foto Reprodução

A produção deixa claro, logo no primeiro episódio, o quanto as protagonistas são diferentes. Mas, apesar das diferenças, elas têm coisas em comum: ambas têm segredos e acham que estão fazendo o melhor por seus filhos. Ainda mais porque no livro a série trata de questões raciais já que, no livro, a cor de Mia não é tão explorada como na série. Como mulher negra, Mia tenta alertar Pearl sobre como o mundo não olha para ela da mesma forma que olha para os filhos de Elena. 

 

 

 

 

Elena vem de uma família rica e, por ser uma mulher branca e influente, possui privilégios que não reconhece. O racismo velado é um tema bem abordado em Pequenos Incêndios, chegando a ser didático.

 

 

 

Outro assunto bastante abordado é a homofobia. Izzy está descobrindo a sua sexualidade e sofre bullying na escola, depois de correrem boatos sobre ela ter se insinuado para a melhor amiga. Além disso, ela é pressionada pela mãe por não atingir às suas expectativas. Elena cobra perfeição dos seus quatro filhos, mas Izzy, por ter sido fruto de uma gravidez não planejada, é a que mais sofre pressão por parte da mãe. Inclusive, ela tem um relacionamento melhor com o pai.

Megan Stott. Foto Reprodução.

Mia, após receber uma proposta de trabalhar na casa de Elena, se aproxima de Izzy e elas têm uma relação de amizade interessante, pois Izzy se inspira na artista e passa a se identificar com ela. 

Baby Chow

A história de outra família é contada com o passar dos episódios, quando a amiga de Elena, Linda McCullough (Rosemarie DeWitt), e seu marido adotam um bebê asiático. Tentando engravidar há dez anos, sem sucesso, eles adotam um bebê que foi encontrado em situação deplorável na porta do Corpo de Bombeiros. Mas como Pequenos Incêndios soube abordar os temas que escolheu, a maternidade foi um tema bem discutido, quando a série passou a mostrar o outro lado da moeda. Bebe Chow (Huang Lu), mãe biológica da filha adotiva de Linda, se arrepende de ter abandonado a filha dado a filha para a adoção e explica seus motivos, e com a ajuda de Mia, passa a lutar pela guarda da filha, abrindo um novo drama familiar para a série.

Pequenos Incêndios por Toda Parte tem oito episódios que alternam entre passado e presente para que o telespectador possa entender o passado de cada personagem e o porquê de terem tomado decisões específicas. A série, que trata vários temas sem parecer forçado, as discussões  vêm à tona de forma didática e natural. 

Ficha técnica

Pequenos Incêndios por Toda Parte

Ano: 2020

DireçãoLynn Shelton, Michael Weaver e Nzingha Stewart.

Duração: 465 minutos

Gênero: Drama, Thriller

Confira o trailer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php