Excesso de filmes com super-heróis pode condenar gênero

por José Bessa

O cinema popular do século XXI está marcado pelo grande sucesso de filmes de super-heróis, transformando personagens como Homem de Ferro e Arlequina, até então pouco conhecidos pelo grande público, em ícones do cinema. Essas franquias tiveram grande desempenho nas bilheterias e até garantiram alguns prêmios na indústria da 7ª arte. 

Contudo, mesmo com esse grande sucesso, há o questionamento se o gênero de super-heróis entrará em decadência. A partir da década de 2010, foram lançados pelo menos dois filmes nesse estilo por ano. Além disso, mais longas baseados em super-heróis de quadrinhos estão sendo produzidos em larga escala e talvez com toda essa oferta o público comece a perder o interesse neste tipo de produção. 

Para Lucas Ibiapina, administrador do Nerd Direct, página no Instagram voltada à cultura pop, esta degradação está perto de acontecer, pois, além de filmes das editoras Marvel e DC, ainda existem séries, desenhos e animes que abordam a temática de super-heróis.

“O tema de personagens com superpoderes é uma coisa muito recorrente e devido a esse excesso pode se tornar cansativo”, explica Lucas.

Uma crítica que se tornou recorrente para os longas de super-herói é a semelhança existente em muitos filmes, reforçando a ideia que este estilo pode se tornar redundante para o público. “Depois de certa quantidade e com histórias tão parecidas, o público começa a cansar, mesmo que os longas sejam bem produzidos”, conta Maria Clara Dumaresq, estudante de medicina e fã do gênero.

Thiago Sena, vice-presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema, acredita que a indústria dos filmes de super-herói precisa mudar a estrutura de narrativa de suas produções e trazer personagens que dialoguem com outros públicos, como imigrantes, comunidade LGBT+, entre outros, como fez Pantera Negra, um longa que traz representatividade e conversa com a comunidade negra estadunidense. Você pode escutar Thiago a seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php