5 + filmes baseados em fatos reais para você assistir

Por Victória Crisostomo

O universo do cinema é muito vasto e tem gêneros de sobra para agradar a todos os gostos. Ação, aventura, ficção científica, comédia e romance são alguns tipos de longas-metragens que atraem o público, todos os anos, para as salas de cinema. Entretanto, o 5+ dessa semana separou cinco obras cinematográficas baseadas em fatos reais para você conhecer histórias impactantes, que são até difíceis de acreditar que realmente aconteceram. 

Confira a lista:

Elis (2016)

 

Lançada em 2016, a produção brasileira Elis mistura drama e música boa. A narrativa retrata a trajetória de vida de Elis Regina, conhecida como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. 

No início dos anos de 1960, Elis saiu do Rio Grande do Sul, estado onde nasceu, e foi para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar uma grande artista. Com uma grande potência vocal e com presença de palco marcante, Elis alcançou a ascensão na música e logo passou a ser considerada um dos maiores nomes da música brasileira. Todavia, a vida da intérprete foi marcada por  muitos momentos de instabilidade emocional, ao mesmo tempo em que se chocou com a censura da Ditadura Militar.

Ficha Técnica

Elis

Ano: 2016

País: Brasil

Direção: Hugo Prata

Duração: 1h 55min

Onde assistir: Globoplay

 

Ted Bundy: A irresistível face do mal (2019)

 

O longa, lançado em 2019, conta a história do famoso serial killer Ted Bundy, culpado pelas mortes de várias mulheres em sete estados norte-americanos nos anos 1970.

A narrativa inicia a partir do romance de Ted e  Liz, que se apaixona perdidamente pelo criminoso. Durante muito tempo, a mãe solo se nega a acreditar que Bundy é responsável pelos crimes horríveis cometidos contra as jovens. 

Conhecido pela fama de sedutor e por ter feito parte da própria defesa nos tribunais, Ted Bundy conseguiu conquistar muitas fãs que passaram a acreditar na sua inocência, mesmo com provas que o incriminavam.

Ficha Técnica

Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal

Ano: 2019

País: Estados Unidos

Direção: Joe Berlinger

Duração: 1h 48min

Onde assistir: Netflix

 

Assalto ao Banco Central (2011)

 

A produção brasileira Assalto ao Banco Central chegou aos cinemas em 2011 e retratou um dos maiores assaltos já vistos no Brasil. A história se passa em 2005, quando o criminoso Barão tem a ideia de assaltar o Banco Central,  no Ceará. 

O plano de ganhar muito dinheiro em pouco tempo parecia perfeito. Foram três meses de estratégias e preparo até o assalto ser cometido. Os bandidos envolvidos iriam receber R$ 2 milhões por participar do crime. 

A quadrilha não encontrou dificuldades para retirar o dinheiro, já que entrou no local através de um túnel de 84 metros cavado embaixo do cofre. Foram roubados cerca de R$ 167 milhões do Banco Central, localizado em Fortaleza. 

Ficha Técnica

Assalto ao Banco Central

Ano: 2011

País: Brasil

Direção: Marcos Paulo

Duração: 1h 44min

Onde assistir: Amazon Prime Video

 

A Teoria de Tudo (2014)

 

O filme britânico de 2014, A Teoria de Tudo, conta a história de Stephen Hawking, nome importante para o mundo da ciência. A obra retrata também o romance do físico, iniciado ainda na faculdade, com Jane Wide, sua primeira esposa.

A narrativa sofre uma reviravolta inesperada quando Hawking descobre, aos 21 anos, uma doença degenerativa que o levou a perda permanente dos movimentos musculares. Apesar das dificuldades e limitações, o astrofísico, apoiado por Jane, fez descobertas importantes e se tornou um dos maiores cientistas que o mundo já conheceu.

Ficha Técnica

A Teoria de Tudo

Ano: 2014

País: Reino Unido

Direção: James Marsh

Duração: 2h 4min

Onde assistir: Netflix

 

Spotlight: Segredos Revelados (2015)

 

O drama policial, de 2015, Spotlight: Segredos Revelados narra a investigação de casos de pedofilia na Igreja Católica. O que parecia ser apenas uma denúncia, em Boston, nos Estados Unidos, se transformou em uma das maiores séries de reportagens investigativas da história do jornalismo.

Em 2001, a equipe de jornalistas investigativos, conhecida como Spotlight,  do jornal The Boston Globe iniciou longa apuração sobre casos de abusos sexuais cometidos por padres católicos. Foram reunidos diversos documentos e depoimentos de vítimas até que a primeira matéria fosse publicada. A investigação trouxe à tona crimes sexuais cometidos por líderes religiosos não só em Boston como também em outros países do mundo, inclusive no Brasil.

Ficha Técnica

Spotlight: Segredos Revelados 

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Direção: Tom McCarthy

Duração: 2h 9min

Onde assistir: Google Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php