Música sul-coreana chega ao topo das parada

por Raquel Sant’Ana

A canção “Dynamite”, do grupo sul-coreano BTS continua, pela terceira semana seguida, no top 5 da lista HOT 100 da Billboard. O single alcançou o topo da lista durante sua semana de lançamento e BTS se tornou o primeiro grupo sul-coreano a chegar ao topo das paradas.

Os membros do BTS, da esquerda para direita: Suga, V, Jungkook, RM, Jimin, Jin e J-Hope. (créditos: Astrid Stawiarz/Getty Images for Dick Clark Productions)
O ranking traz os principais singles vendidos e tocados da semana nos Estados Unidos e é referência para medir a popularidade dos artistas. (créditos: Billboard)

Com “Dynamite”, BTS agora possui 12 músicas listadas pela Billboard. O single já dava sinais de sucesso quando seu videoclipe alcançou cem milhões de visualizações no Youtube, em seu primeiro dia de lançamento. Em sua terceira semana, acumulava mais de 350 milhões de visualizações.

A principal diferença entre “Dynamite” e outras músicas do grupo é a língua: esta foi a primeira vez que a boy band lança uma música totalmente em inglês. Como explica o artista canadense Justin Bieber, em um vídeo para a E!News, músicas em línguas estrangeiras não costumam receber atenção da indústria americana e não costumam aparecer no topo das paradas de sucesso. 

“Mas os fãs não devem esperar que o BTS produza álbuns em inglês, agora, que chegaram ao número um nos EUA. Eles já deixaram claro que a língua coreana é parte de suas artes e identidades” Justin Bieber para E!News

Em entrevista exclusiva à Reuters, o líder RM conta que a próxima meta do grupo é o Grammy Awards – uma das principais premiações musicais nos Estados Unidos -, mas se questiona se há espaço para o BTS no mercado estadunidense. 

“Já que somos alienígenas para a indústria musical nos Estados Unidos, não sabemos se há um lugar para nós ou não. O Grammy não é como o Hot 100, não são números, então não sabemos o que está acontecendo. Mas continuamos sonhando por uma performance solo ou indicação.”  RM para Reuters

Alicia Lana, 22, B-Army e administradora do @armysdefortaleza no instagram

O vídeo musical de DYNAMITE bateu o recorde de vídeo mais visualizado no Youtube em 24 horas, de acordo com o Guissness World Record.

De Seul para Fortaleza

O Anúncio idealizado pelo grupo Love Yourself fica na Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, próximo à Universidade de Fortaleza. (créditos: @love_yourselfbarmys no instagram)

A chegada do BTS ao primeiro lugar da HOT 100 coincidiu com as semanas de aniversário de dois integrantes, Jeon Jungkook e Rap Monster. Em comemoração, as armys do fanbase Love Yourself, em Fortaleza, homenagearam os artistas em um outdoor. Army é como os fãs de BTS são conhecidos. No Brasil, onde a boy band já visitou quatro vezes, eles são chamados de B-Armys

Maju Peixoto, 22, administradora da Love Yourself e idealizadora da projeto, conta que a ideia surgiu já em 2019, mas só posta em prática este ano. O projeto foi possível graças ao apoio financeiro de outras B-Armys, que ajudaram com doações de no mínimo dez reais.

Maju Peixoto, 22, B-Army e administradora da fanbase Love Yourself

Na web, o Army é conhecido pelo seu forte engajamento nas redes sociais, campanhas de streaming e envolvimento em causas humanitárias. Alicia Lana, 21, administradora do @armysdefortaleza no instagram, conta que a força do fandom vem de sua diversidade e organização. 

Alicia Lana

Tanto Maju quanto Alicia sentem forte ligação emocional com as músicas do grupo, que costumam falar sobre romances, amizades e críticas sociais, dando voz à uma geração jovem e incerta sobre futuro. “Eles acabam se tornando o apoio de muita gente que não tem apoio”, conta Maju.

Maju Peixoto

Alicia Lana

“Eu gostaria de perguntar para todos vocês, ‘qual é seu nome’? O que lhe deixa animado e faz seu coração bater? Conte-me sua história. Eu quero escutar sua voz e escutar sua convicção. Não importa quem você seja, de onde você é, sua cor de pele, sua identidade de gênero… Apenas ‘fale você mesmo’” Kim Nam Jun, conhecido por Rap Monster, em discurso para as Nações Unidas em 2018.

Para Escutar

Maju e Alicia nos recomendaram três músicas para quem ainda não conhece o trabalho da boy band – ou pra quem já é fã de carteirinha.

Mikrokosmos

Magic Shop

IDOL

Projetos B-Armys em Fortaleza

A fanbase Love Yourself, criada em 2018, já realizou outros projetos por Fortaleza no passado, como como arrecadações de alimentos para famílias de baixa renda e crianças do Abrigo Santa Gianna, no Bairro de Fátima, e de produtos higiênicos para o Lar Torres de Melo. 

O próximo projeto da fanbase é outro outdoor, desta vez comemorando o aniversário do membro Park Jimin, em outubro. As doações podem ser feitas pelo site Abacashi, a partir de dez reais. 

Outro projeto é a arrecadação de brinquedos para o dia das crianças, que são entregues para doação na loja Mr. Fantasy, no Centro.

Já a fanbase BTS Fortaleza está juntando assinaturas para a realização de um concerto do BTS na capital cearense. Interessados podem preencher este formulário e os números finais serão enviados para empresas de produção de shows. Até a conclusão desta reportagem, o número de assinaturas passa de 9 mil inscrições.

Fanbase Love Yourself

instagram: @love_yourselfbarmys

Fanbase BTS Fortaleza

Twitter: @BTS_Fortaleza

Instagram: @armysdefortaleza

Doações de Brinquedos na Mr. Fantasy

Endereço: Rua Senador Pompeu, 834 na Galeria Pedro Jorge – 2ºandar, sala 201 – Centro, Fortaleza – CE, 60025-000

Telefone: (85) 99645-0668

Um comentário em “Música sul-coreana chega ao topo das parada

  • 17 de setembro de 2020 em 16:34
    Permalink

    Em plena aula tou querendo chora, af ksksk.
    Mas eu só quero dizer que é surreal a enegia que os meninos transmitem para nós, e como a Maju disse e eu super concordo, a maioria das/o armys conhecerem os meninos logo em uma fase ruim da vida, e digo por experiência própria que me ajudaram bastante, através das letras me ajudaram a saber o que é ter amor próprio, e a lidar com os meu problemas. Poderia passar horas falando deles ksks. Eu amo tantos eles, e me sinto tão orgulhosa por cada conquista, e maior que tudo isso, eu tenho gratidão por mesmo sem saber me ajudaram.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php