5+ filmes de Chadwick Boseman que você deve assistir

por José Bessa

Chadwick Boseman, ator famoso por interpretar personagens influentes na cultura negra, faleceu no dia 28 de agosto, aos 43 anos, em decorrência de um câncer de cólon, que combatia  desde 2016. Em homenagem a sua carreira na Sétima Arte, nós do Jornalismo NIC, separamos cinco filmes que marcaram o nome do artista.

 

Destacamento Blood (2020)

 

Lançado mundialmente pela Netflix, em 2020, e dirigido por Spike Lee, cineasta famoso por trabalhos que fazem críticas ao racismo, Destacamento Blood é um filme de guerra, situado no final da década de 1970, em que mostra um grupo de veteranos afro-estadunidenses da Guerra do Vietnã retornando ao país em busca dos restos mortais de seu comandante morto no local e a procura de um tesouro ali guardado. 

O longa do serviço de streaming foi um dos últimos trabalhos de Chadwick Boseman e recebeu uma avaliação de 92% dos críticos do Rotten Tomatoes, site com credibilidade no âmbito críticas de filmes.    

Ficha Técnica:

Destacamento Blood

Ano: 2020

País: EUA 

Direção: Spike Lee

Duração: 

Onde Assistir: Netflix

 

42- A História de uma Lenda (2013)

 

Lançado em 12 de abril de 2013, o longa conta a carreira de Jackie Robinson, primeiro jogador negro da liga profissional de beisebol dos Estados Unidos (MLB).  A trama mostra Robinson saindo da liga nacional de negros para jogar em um dos maiores times do país, além de expor o racismo que o jogador sofria dos companheiros de equipe, da torcida e da diretoria do time. 

“42 – A história de uma Lenda” foi um dos primeiros trabalhos de Boseman a receber destaque, além de ser o primeiro personagem da comunidade negra que o ator veio a interpretar. 

Ficha Técnica:

42- A História de uma Lenda

Ano: 2013

País: EUA

Direção: Brian Helgeland

Duração:  2 H e 8 Min 

Onde Assistir: Google Play

 

Get On Up (2014)

 

O longa de 2014 conta a história de James Brown, famoso dançarino, compositor e cantor estadunidense de soul, ritmo musical criado pela comunidade afro-americana nos anos de 1950. A trama se passa da infância até o estrelato do Padrinho do Soul, e mostra como se tornou uma dos maiores ícones da música no século XX. 

Chadwick Boseman venceu o prêmio de Melhor Ator no NAACP Image Award, premiação feita pela Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, em 2015, pela sua performance no filme. 

Ficha Técnica:

Get On Up

Ano: 2014

País: EUA

Direção: Tate Taylor 

Duração: 2H 19Min

Onde Assistir: Telecine Play

 

Marshall: Igualdade e Justiça (2017)

 

Thurgood Marshall foi o primeiro juiz negro da Corte Suprema Estadunidense, mas, antes de receber este título, ele precisou trabalhar em um caso que botou sua carreira como advogado em risco. O personagem precisou defender Josepho Spell, um homem afro-estadunidense acusado de atacar uma socialite branca, mas se deparou com o racismo da época. 

Além de Chadwick Boseman, o filme de 2017 ainda conta com Sterling K. Brown, ator famoso por seu trabalho como Randall Pearson, em This Is Us. 

Ficha Técnica:

Marshall: Igualdade e Justiça

Ano: 2017

País: EUA

Direção: Reginald Hudlin

Duração: 1H 58Min

Onde Assistir: Telecine Play

 

Pantera Negra (2018)

 

Um dos filmes mais aclamados do Marvel Studios conta a história de T’Challa, príncipe de um país africano chamado Wakanda, que assume o trono do reino após a morte de seu pai, T’Chaka, em Capitão América: Guerra Civil(2016).  Contudo, com segredos do passado vindo à tona, o Pantera Negra precisa defender o destino de sua nação para um bem maior. 

Lançado em 2018, Pantera Negra venceu o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Além disso, o longa dirigido por Ryan Coogler trouxe representatividade para comunidade negra nunca vista antes em filmes de heróis, visto que é até hoje o único longa de super-herói com o elenco sendo majoritariamente formado por artistas negros. 

Ficha Técnica:

Pantera Negra

Ano: 2018

País: EUA

Direção: Ryan Coogler

Duração: 2H 14Min

Onde Assistir: Google Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php