5+ trilhas sonoras do Cinema

 Por Victor Mandarino

Pesquisadores acreditam que a música surgiu ainda na pré-história, sendo mais antiga que o próprio homem. Alguns estudiosos  afirmam que os nossos ancestrais acreditavam que podiam se alinhar com os astros do universo e até mesmo mudar o rumo da humanidade a partir das canções. 

Seja no carro, no escritório ou até mesmo em um lugar desconhecido, a música está sempre presente, mesmo que não seja  do modo como estamos acostumados a ouvir. As canções servem para expressar os nossos sentimentos ou somente para aproveitar o momento. 

Com essa nova realidade causada pelo Covid-19, muitos perderam a esperança ou alegria  e têm usado a música como refúgio. Para relembrar grandes composições, o 5+ desta semana traz algumas das trilhas sonoras mais marcantes e premiadas no Oscar nos últimos 30 anos.

Confira:

You’ll Be In My Heart (Você estará no meu coração) – Tarzan

 

Composta por Phil Collins, a música foi tema de uma das animações mais famosas dos estúdios Walt Disney. No filme, é cantada por Phil e Usher, e acompanhada da banda irlandesa Celtic Woman.You’ll Be In My Heart foi premiada com o Oscar em 1990 na categoria de Melhor Canção Original.

Para quem assistiu ao filme, a sensação é de que a música foi feita especialmente para a cena onde Tarzan é acalmado pela mãe, que não pertencia ao ambiente da selva. Na época, muitas pessoas recorriam a ela para se sentirem bem e até hoje a canção é lembrada como um porto seguro para muita gente. Com isso, a composição tornou-se um grande clássico.

A Whole New World (Um mundo totalmente novo) – Aladdin

 

Escrita por Tim Rice e composta por Alan Menken, a música começa quando o príncipe Aladdin chama a princesa Jasmine para dar uma volta no tapete mágico e convence-a de conhecer um mundo onde ela, enquanto princesa, não poderia ter acesso. Premiada em 1993 com o Oscar de Melhor Canção Original. No filme, a composição é cantada por Brad Kane e Lea Salonga.

A canção traz representatividade para as mulheres, pois conta sobre como elas podem ser independentes sem a aprovação de ninguém. A música que aborda temas como liberdade e romance de maneira muito marcante, chegou a ficar no primeiro lugar no Billboard Hot 100 na época de exibição do filme.

Skyfall – 007 Operação Skyfall

 

A música  que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original em 2013 foi escrita por Adele e pelo produtor Paul Epworth e contém orquestração de J. A. C. Redford, Adele e Epworth queriam capturar o estilo e o sentimento de outras músicas temas de Bond ao compor a canção, incluindo uma letra sombria e melancólica que refletisse o enredo do filme.

A música tem uma melodia muito bem pensada pelos artistas, tanto que assistiram 13 filmes para chegar no mais perto possível da perfeição. A composição trata de que mesmo se o mundo estiver acabando, mas se as pessoas cuidam umas das outras, tudo pode ser conquistado.

Beauty and the Beast – A Bela e a Fera

 

É uma canção escrita pelo letrista Howard Ashman e pelo compositor Alan Menken para o trigésimo filme de animação da Walt Disney Animation Studios, Beauty and the Beast (1991). O sucesso foi tão grande que no mesmo ano ganharam o Oscar, repercutindo mundialmente.

A canção fala sobre a relação entre seus dois personagens principais, Bela e a Fera, mais especificamente como o casal aprendeu a aceitar suas diferenças e, por sua vez, mudar uns aos outros para melhor. Além disso, a letra da música implica que o sentimento de amor é tão atemporal e eterno quanto um “conto tão, tão antigo quanto o tempo”.

Shallow – Nasce Uma Estrela

 

Não teria como deixar de fora uma das músicas mais marcantes de 2019. Interpretada por  Lady Gaga e Bradley Cooper, Shallow foi premiada com o Oscar, Globo de Ouro e 2 Grammys, além de ser sucesso nas rádios e nos streamings. .

No filme, a canção foi escrita através do ponto de vista de Ally, personagem interpretada por Gaga. Com uma letra autoconscientes, a música questiona  se os protagonistas Ally e Jack estão contentes em ser quem são.  A sincronia e a melodia dos dois personagens favoreceram muito para Shallow ser uma das músicas mais inesquecíveis dos últimos anos.

O Jornalismo NIC preparou uma Playlist no Spotify com todas as músicas citadas na matéria. Confira: https://open.spotify.com/playlist/5amOJomn21V24L9NuFUQis?si=bfeksKI-S-eIVMbN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php