5+ plataformas e instituições com cursos on-line e gratuitos

Por Mabel Freitas

Neste período de pandemia, em que muitos estudantes tiveram que interromper os seus planos e projetos extracurriculares, algumas Universidades e Instituições de Ensino do Brasil e de outros países disponibilizaram cursos on-line, alguns com emissão de certificados. Essa oportunidade é indispensável para os estudantes que buscam incrementar o seu currículo e aprender mais sobre diversas áreas de conhecimento.

Apesar das ressalvas que muitos estudantes apontam sobre estudar on-line, segundo uma pesquisa publicada pelo site da Veja, 90% dos brasileiros fariam cursos disponíveis na internet. A pesquisa também mostra as principais áreas de interesse desses brasileiros. Cursos de idioma, Engenharia e Administração se destacam na lista. 

O 5+ desta semana listou cursos on-line para quem busca novos conhecimentos e aperfeiçoamento. Confira a lista:

SENAI/SESI

O portal do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) oferta cursos para quem tem interesse por desenho arquitetônico, empreendedorismo, matemática básica e inclusão digital e outras áreas. Os cursos possuem duração de 10 a 32 horas e o acesso é feito através do cadastro no Portal de Educação à Distância e é voltado para pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho ou se aperfeiçoar em suas áreas de atuação. Estudantes que atingirem o aproveitamento igual ou superior a 70% recebem certificado após a conclusão do curso.

 Veduca

A plataforma de ensino Veduca está oferecendo cursos gratuitos em parcerias com Universidades. Segundo o site, o  diferencial do projeto é a qualidade dos conteúdos que disponibiliza para o estudantes. Os conteúdos são ministrados através de vídeos, textos e atividades produzidas por professores da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições de ensino reconhecidas dentro e fora do Brasil. O site oferece cursos em áreas como: Administração e Negócios, Economia, Gestão, Medicina e Saúde e Tecnologia. Para obter certificado, os estudantes precisam pagar um valor acessível e acertar mais de 75% das questões da avaliação final realizada pelo curso escolhido.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das Universidades que possui uma plataforma de cursos gratuitos sobre diversas áreas de conhecimento. No e-Aula, nome da plataforma da Universidade, os estudantes de todos os níveis escolares podem escolher entre os cursos de exatas, humanas e biológicas. Para ter acesso ao conteúdo desenvolvido apenas por professores da USP, os interessados devem se cadastrar na plataforma. Os cursos não geram comprovantes ou certificados de participação.

Prime Cursos

A plataforma de cursos on-line Prime Cursos disponibiliza mais de 200 cursos gratuitos sobre temas como comunicação, informática, moda, música, gastronomia e outros. A plataforma ainda possui opções para estudantes de Ensino Médio e para aqueles que estão se preparando para Concursos Públicos. Com um material didático simples e acessível, o curso permite que os estudantes acessem esse conteúdo a qualquer hora e não determina um prazo de conclusão dos curso. Para fazer um ou mais cursos, os estudantes precisam apenas se cadastrar no site. Após a avaliação final dos cursos, os estudantes podem solicitar o certificado de conclusão através do pagamento de uma taxa estipulada pela plataforma.    

Unicamp

Para os que se interessam por arte, ciências humanas e área de saúde, a plataforma e-Camp, desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas disponibiliza várias opções de cursos relacionadas a estas áreas. O sistema não exige cadastro e os vídeos, animações e imagens disponibilizados podem ser acessados a qualquer momento. Os cursos não oferecem comprovantes de participação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php