O sonho de ser bailarina quebrou o medo da desigualdade social

por Carolina Meneses

O amor pela dança pode ser algo forte para muitos, principalmente quando o sonho é ser um grande profissional. O filme Flashdance (Em Ritmo de Embalo)  apresenta Alex (Jennifer Beals), uma personagem que sonha em ser bailarina profissional, trabalhando como soldadora de manhã e como dançarina exótica em uma boate, à  noite. Muitos obstáculos sociais fazem Alex pensar que não conseguirá, porém ela não desiste do seu sonho.

Produzido por Jerry Bruckheimer e Don Simpson, tornou-se um dos filmes mais visto a década de 1980, sendo vencedor do Oscar de Melhor Canção Original com a música  “Flashdance…What a Feeling” (Flashdance… Que sensação, em tradução livre do inglês) , uma trilha sonora apresentada em boates, sendo referência para artistas como Jennifer Lopez e Geri Halliwell, nos clipes das músicas I’m glad (Estou feliz) e It’s raining men (Está chovendo homem)

O objetivo do filme é mostrar, desde as dificuldades de dançarinas exóticas em boates até as dificuldades sociais que são enfrentadas para se realizar um sonho. Flashdance é uma dose de superação, refletindo que todos podemos vencer, independente de quem somos. 

Curiosidades :

  • O filme poderia ter sido feito por dois outros grandes nomes de Hollywood, David Cronenberg e Brian De Palma, mas ambos recusaram o convite.
  • Segundo o site IMDb, Jennifer Beals competiu pela vaga com outras duas atrizes: Leslie Wing e Demi Moore.
  • Nos testes, Michael Nouri ganhou o papel contra Kevin Costner, então jovem ator que mais tarde se tornaria uma estrela.
  •  A coadjuvante Sunny Johnson morreu tragicamente aos 30 anos, em 1984, após sofrer. 

Assista o trailer abaixo:

ficha técnica 

Título :  Flashdance – Em Ritmo de Embalo

Ano : 1983

País : Estados Unidos da América

Direção : Adrian Lyne

Duração :  1h 32 min 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php