Unifor busca meios de manter os rituais da colação de grau

Por Thomás Regueira

 

Mesmo com as adversidades provocadas pela pandemia, a Universidade de Fortaleza buscou meios para, não só dar continuação às atividades acadêmicas, mas oferecer solenidade e alegria aos ritos envolvendo a colação de grau dos formandos. Dentro dessa perspectiva, no dia 24 de julho, sexta-feira, às 20hrs, a cerimônia de solenidade de colação de grau, pela primeira vez nos quase 50 anos da instituição, será transmitida de forma totalmente on-line através das redes sociais da universidade e pela TV Unifor.

Na última sexta-feira (17) e nesta quarta (21) as 19h estão sendo feitas videoconferência na qual a professora Karol Moura, da Divisão de Assuntos Estudantis da Unifor, explica quais os procedimentos necessários para que os estudantes pudessem colar grau, solicitar certificado de conclusão de curso e solicitar o diploma, além de tirar dúvidas.

Por conta da pandemia, nem todos os estudantes vão poder colar grau na mesma data, alguns vão precisar colar grau em datas posteriores porque precisam concluir a carga horária de atividades do curso. Algumas dessas datas serão no dia 31 de julho e em outros dias do mês de agosto, mas a solenidade desta sexta-feira será para todos.

Procedimentos e documentação para colação de grau

No dia 24, das 14h às 21:30h, será liberado no Unifor Online, por meio de um link, o hotsite colacao2020.unifor.br para que os formandos preencham com os seus dados (número de matrícula, senha e CPF) como um meio de substituição da assinatura presencial. 

No dia útil seguinte ao da colação de grau do estudante, este pode entrar no Unifor Online, acessar a categoria “meus serviços” e acessar seu certificado de conclusão de curso. De acordo com a professora Karol Moura, a universidade fez contato com os conselhos profissionais de cada área para validarem a assinatura digital.

Depois de pegar o certificado de conclusão do curso, o formando pode acessar novamente o Unifor Online e solicitar o seu diploma, também na parte de “meus serviços”. Para concluir a solicitação basta anexar o RG ou algum outro documento com nome completo e nacionalidade. Assim que o diploma estiver pronto, o concludente receberá um torpedo de aviso e terá que buscar o diploma presencialmente mediante agendamento, seguindo todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos decretos estaduais, como o uso de máscara obrigatório.

Festa da solenidade de colação de grau

Como dito anteriormente, a solenidade acontecerá de forma totalmente on-line, porém todos os rituais de costume da cerimônia serão mantidos. Nesse semestre, ao final da solenidade, a festa contará com apresentação ao vivo dos cantores Waldonys e Marcos Lessa, que prometem animar os formandos que estarão celebrando dentro de casa.

Juliana Damasceno, 27, concludente de Psicologia, relata ter tido um certo pesar por não poder celebrar presencialmente com a família e amigos depois de um curso longo e cansativo, no entanto, dentro do contexto da pandemia, está feliz com a alternativa da Unifor. “Não me sentiria segura se tivesse que comparecer a um evento. Também não acho prático uma colação drive-thru, tendo em vista as alternativas mais modernas que temos, fiquei feliz que será tudo on-line”, comenta a formanda. 

A concludente de Psicologia está positiva com sua celebração, que segundo ela, será “maravilhosa e diferente”. Assim, Juliana pretende se reunir com sua família e amigos de forma virtual.

Natália Coelho em ensaio fotográfico de formatura. Foto: Pedro Martins.

Natália Coelho, 23, formanda em Jornalismo, lamenta o fato de não poder celebrar da maneira idealizada pela sociedade (com uma grande festa e “jogando o chapéu para cima”), mas ressalta que o mais importante, que é a formatura e estar próximo das pessoas queridas, vai acontecer. “Eu não vou ter a festa mas vou ter outras coisas, como, por exemplo, as atrações musicais. Não vai ser a mesma coisa mas não vai ‘passar em branco’”, relata a concludente.

Em casa, no dia da colação, Natália pretende cozinhar e tirar várias fotos para futuramente se lembrar da data. “Acho que vai ser algo bem legal, mesmo não sendo o que eu sempre esperei. Vai ser uma coisa nova, não necessariamente preciso torná-la pior”.

Um comentário em “Unifor busca meios de manter os rituais da colação de grau

  • 24 de julho de 2020 em 08:05
    Permalink

    Meu filho hoje estará colando grau, não vai ter festa, mas estaremos juntos, em casa curtindo esse momento tão importante para todos nós. Só não sei te ele terá que usar a beça ou não, pois não houve nenhuma comunicação nesse sentido.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php