Os quatro cavaleiros do apocalipse voltam a preocupar

A sociedade hoje vive em perigo constante devido aos sérios problemas geopolíticos e climáticos que se tornaram debates constantes desde o ano passado. A cadeira de Projeto Intercursos 1, ministrada pelos professores Karol Monteiro e Carlos Velazquez, trabalhou o semestre de 2020.1 a partir do discurso do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, feita na Cúpula de Davos, na Suíça, em janeiro deste ano. 

“Dado essa estrutura, ele fez um paralelo com a situação do apocalipse bíblico e os quatros cavaleiros. Sendo que, ao invés dos quatro cavaleiros bíblicos, ele citou quatro cavaleiros contemporâneos que seriam: a tensão geopolítica, a desconfiança na globalização (na verdade os desdobramentos econômicos, sociais e políticos dessa mesma globalização), o câmbio climático e o lado reverso da tecnologia, que raramente se discute e se estuda”, explica o professor Carlos Velazquez.

O discurso se tornou objeto de pesquisa na disciplina e, além de aprofundarem os conhecimentos em cima das teorias do pensamento sistêmico e pensamento complexo, trabalhando de maneiras multi e transdisciplinares, os alunos puderam desenvolver um projeto sobre o tema. “Eles (alunos) elaboraram diversas respostas, não só estendendo as informações sobre essa situação, como formulando perspectivas de solução de continuidade para que esses quatro cavaleiros não venham e acabem com a vida no planeta”, comenta. 

A perspectiva de que a vida no planeta pode acabar a qualquer instante inspirou os alunos Davi Sacramento, Gabriela Paiva, Victoria Crisostomo, Pedro Henrique Menezes, Yan Celton e Rayana do Carmo a produzirem o podcast “Virou Pauta”, dividida em três episódios. Confira clicando na imagem abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php