Visita on-line ao Cineteatro São Luiz é opção cultural do fim de semana

Por Paulyanne Tesla

 

O Foca Nessa desta semana traz mais uma dica para aproveitar a quarentena em Fortaleza com um programa cultura! Com tanta história para ser contada, o Cineteatro São Luiz apresenta, em meio à pandemia do novo coronavírus, uma programação diversificada e que continua se reinventando por meio da arte. 

O projeto da visita online ao Cineteatro foi lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) com o objetivo de levar ao público os aspectos históricos dos cinemas de Fortaleza e a trajetória do fundador do Cine, Luiz Severiano Ribeiro.

O Cineteatro, que representa um marco simbólico, afetivo e patrimonial da capital cearense, oferta uma visita guiada on-line e totalmente gratuita, basta acessar seu site  no formato de linha do tempo com ilustrações, cronologia e curiosidades do período, até chegar nos dias de hoje. 

No roteiro de visitação, o público é convidado a conhecer os espaços do equipamento, do Foyer ao Palco, por meio de vídeos gravados em 360º.  A visita on-line é finalizada com o convite para conferir o documentário sobre as atividades do Cineteatro ao longo dos anos.

Programação 06/07 a 12/07

Para quem deseja aproveitar a semana reunindo cultura, som e conhecimento, o Cineteatro preparou uma programação especial, na plataforma do youtube e por meio do site, envolvendo a arte da música e do cinema. Para conferir todos os destaques da semana, basta acessar aqui!

De olho na história

Fotografia do Cineteatro São Luiz no passado. Foto: Reprodução

O Cineteatro São Luiz é um equipamento da Secult que recebe regularmente espetáculos de dança, música, teatro, estreias de filmes e eventos diversos. Tudo começou em 26 de março de 1958, quando o empresário cearense Luiz Severiano Ribeiro inaugurou o Cinema São Luiz. O Cinema foi muito bem recebido pelo público e, durante anos, foi considerado um símbolo da sétima arte no Ceará. 

Tempos depois, já no século XXI, foi adquirido pelo Governo do Estado e tornou-se   um bem público, após uma negociação que visava a preservação física e a manutenção das atividades culturais. Após uma grande reforma, que incluía a modernização dos equipamentos e mais qualidade na estrutura das apresentações, o São Luiz foi reinaugurado em dezembro de 2014. O projeto original de ser uma casa de cinema e espetáculos foi mantida, mas em maio de 2015, passou a oferecer programação cultural diversificada. 

Nos últimos cinco anos, o espaço tornou-se capaz de abrigar as mais diversas manifestações artísticas, como música, teatro, dança, circo, humor, literatura, artes visuais, culturas tradicionais e artes integradas, além de palestras e debates. Hoje, com a maior parte da programação gratuita, o São Luiz garante um maior acesso da população à cultura, além de permitir a  troca de  experiências e conhecimento. O Cineteatro fica localizado na rua Major Facundo, 500, no bairro Centro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php