Alunos se preparam para o semestre 2020.2

Por Sarah Viana e Thomás Regueira

 

Devido ao semestre de 2020.1 ter sido totalmente atípico em decorrência da pandemia do novo coronavírus na Universidade de Fortaleza (Unifor), fazendo com que professores e alunos tivessem que se adaptar a novas tecnologias para acontecerem as aulas e as entregas de trabalhos. Até o momento a determinação das autoridades em relação a reabertura das atividades não compreende instituições de ensino.

Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo. Foto: FotoNIC

Com a incerteza do que deve acontecer nos próximos meses, há muitas especulações em relação ao segundo semestre de 2020. Não se sabe ainda se ele será feito totalmente à distância, como vem sendo nos últimos meses, ou em determinado período a Universidade vai reabrir o campus para as aulas presenciais.

Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo, avalia que as mudanças foram feitas com muita velocidade, mas mesmo assim tanto professores quanto alunos conseguiram se adaptar à nova realidade. Além disso, ele diz que a Universidade está investindo bastante em medidas de biossegurança (confira aqui todas as medidas que a Universidade de Fortaleza está tomando) para um possível retorno às atividades.

Avaliação de estudantes

Letícia Maia. Foto: Iara Pereira

Letícia Maia, 23, estudante de Psicologia, acredita que o ensino à distância vai ser mais fácil em termos de adaptação pois tanto alunos quanto professores não serão mais pegos de surpresa. Porém, esse novo formato vai exigir dela uma nova rotina dentro da universidade. Ouça:

Giovanna Lima. Foto: Arquivo Pessoal

As aulas remotas provocaram grande impacto em todos os alunos da Universidade, seja por falta de acesso à internet ou por questões de adaptabilidade. A estudante do sétimo semestre de Direito, Giovanna Lima, espera que 2020.2 seja um momento de precaução e acredita que a Unifor esteja seguindo um ótimo caminho no quesito biossegurança. Confira o depoimento completo de Giovanna abaixo:

 

A expectativa de um semestre bem aproveitado é a preocupação de muitos estudantes e, apesar da incerteza de quando as aulas presenciais irão voltar, a esperança de que o aprendizado não seja afetado caminha com todo o corpo docente e discente. A estudante de Jornalismo, Pietra Geórgia, comenta sobre sua confiança quanto às medidas que a Universidade tem tomado. Confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php