Peças teatrais migram para internet

por Bruno Oliveira

 

Locais que costumavam receber grandes públicos, como shows, teatros ou cinema, estão incapacitados de receber aqueles que tanto os adoram por conta da pandemia do novo coronavírus. Isso forçou as companhias de teatro a se reinventarem e buscarem outras opções para trazer o espetáculo a seus amantes. 

A solução alternativa encontrada foi a disponibilização das peças teatrais através do meio que está conectando as pessoas durante a pandemia: a internet.

Peças de teatro online

A experiência de assistir a uma peça de teatro com os atores frente a frente é algo singular. O misto de emoções a flor da pele bem cara a cara é um experimento que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida. Porém, essa experiência teatral encontra-se, atualmente, inacessível pelos fatores mencionados anteriormente. As companhias de teatro decidiram, então, levar o espetáculo de outra maneira até o seu espectador modificando o mínimo possível da experiência.

Atualmente, vários espetáculos do mundo todo podem ser conferidos via internet. Inúmeras companhias de teatros estão realizando “lives” em seus sites ou plataformas de hospedagem de vídeo, como o Youtube, de seus espetáculos, buscando entreter os amantes do teatro durante a quarentena, confira!

 

  • The Biz

 

A companhia de teatro aqui de Fortaleza está realizando, semanalmente, um espetáculo ao vivo transmitido pelo YouTube. Além disso, também é realizado, via Instagram, entrevistas com profissionais, aulas de história do teatro musical e shows de talentos.

Instagram: @thebizarts

https://www.youtube.com/channel/UC4ozzlj0CXAS9jTvIBwLQiQ

 

  • Cangaias Coletivo Teatral

 

O Coletivo está disponibilizando em seu canal do Youtube diversas peças autorais para todos os públicos, do adulto ao infantil. 

Instagram: @cangaiascoletivoteatral

https://www.youtube.com/channel/UCFqOpCkkudXQSLrJ-7R35eA/videos

 

  • Espetáculo “Why The Horse?”

 

A atriz Maria Alice Vergueiro levou ao público a peça “Why The Horse”, onde ela encena seu próprio velório. O espetáculo passou por diversos teatros e está disponível no Youtube.

  • Espetáculo “Aqueles Dois”

A peça foi realizada pela companhia mineira Luna Lunera. O espetáculo foi criado em 2007 a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), em que conta a rotina de uma repartição, focado nos laços estabelecidos entre dois novos funcionários da casa, Raul e Saul.

https://vimeo.com/101440965

 

  • Oi Futuro

 

A Oi Futuro disponibilizou peças teatrais para os fãs de teatro assistirem online. Algumas das peças disponíveis são “Os Desajustados”, “Makuru”, “Isaac no Mundo das Partículas” e “Choro de Pixinguinha”.

https://oifuturo.org.br/historias/teatro-on-demand-nossas-pecas-online-para-voce-assistir-na-quarentena/

 

  • Espetáculo “A Hora e a Vez”

 

A Companhia do Sopro disponibilizou no Youtube a sua peça “A Hora e a Vez”, inspirada na obra literária de Guimarães Rosa. O espetáculo esteve em cartaz ainda este ano, no Rio de Janeiro.

 

  • Teatro Oficina 

 

O Teatro Oficina, renomada companhia de teatro, que figura os palcos paulistas há mais de 60 anos, disponibilizou as peças “Os Sertões”, “As Bacantes” e “Para Dar Um Fim no Juízo de Deus” em seu canal no YouTube.

Streaming teatral

Os amantes de peças teatrais também podem conferir espetáculos de diferentes companhias em diferentes plataformas de streaming. Confira:

 

  • Plataforma Cennarium

 

A Plataforma reúne inúmeras peças teatrais como: “À Beira do Abismo Me Cresceram Asas”, “A Cripta de Poe”, “A Dama do Mar”, “A Mecânica das Borboletas” e outros.

https://www.cennarium.com.br/

 

  • Plataforma Mungunzá Digital

 

Na Mungunzá Digital o público tem acesso a espetáculos, trilhas sonoras de peças, shows, documentários e experimentos virtuais em diferentes plataformas, tudo isso reunido gratuitamente.

https://www.ciamungunza.com.br/programacao

 

  • Plataforma Espetáculos Online

 

Essa plataforma é outra que disponibiliza vários espetáculos online para seu público. No site, você pode encontrar peças para adultas e crianças, todos disponíveis forma gratuita para o espectador.

https://espetaculosonline.com/p%C3%A1gina-inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php