Sono desregulado é uma das principais queixas durante a quarentena

Por Bruno Oliveira

Hoje vivemos uma situação bem delicada em todos os continentes do globo. Os dias atuais se resumem a uma adaptação para uma nova fase que já estamos vivenciando. Rotinas de trabalho e estudo, assim como as interações sociais, estão sendo modificadas gradativamente para evitar a propagação do vírus que assola o mundo inteiro atualmente, o novo coronavírus.

Essa fase de adaptação pode não ser tão simples para todas as pessoas. É notável um grande número de empecilhos listados que afetam a rotina e produtividade da população durante esse período. Porém, um dos mais recorrentes foram problemas em relação a adaptação do sono à nova rotina. 

Trocando o dia pela noite

Amanda Santos. Foto: Arquivo Pessoal

Alguns dos principais problemas relatados que causam essas alterações no nosso são diretamente ligados às mudanças na rotina de vida, mas também por fatores psicológicos como a ansiedade. “A minha rotina está bem trocada. Durante esse período de quarentena eu passei a dormir bem mais tarde e, com isso, acordo bem tarde. Um dos fatores que mais pesam para isso acontecer é a ansiedade e as preocupações com tudo isso que vem acontecendo”, relatou Amanda Santos, estudante de Jornalismo da Universidade de Fortaleza.

Murilo Marques. Foto: Arquivo Pessoal

A troca da noite pelo dia durante um curto período acabou tornado-se um hábito e, assim, prejudicou o desempenho das atividades a serem realizadas durante o dia por Amanda. O empresário Murilo Marques também relata que, por ter dificuldades com regular o sono durante a quarentena, sofre com o horário de ir dormir. “Meu maior problema é sossegar a cabeça e acalmar os pensamentos”, explica Murilo.

Os entrevistados ainda relataram que tentam desenvolver alguns hábitos para facilitar a regulação do sono. Murilo citou que, por diversas vezes, tenta dormir com a televisão ligada, buscando acalmar seus pensamentos. Já Amanda buscou outros métodos. “Eu estou tomando chá de camomila, pois me disseram que é algo que relaxa e ajuda na hora de dormir. Além disso, descobri um aplicativo que simula o barulho de chuva que é uma coisa que me acalma muito na hora de dormir”.

Regulando o sono

Entrevistamos o neurologista e médico do sono, Samir Magalhães, que explica o que acarreta essa desregulação no horário de dormir e o que pode ser feito para voltar a ter um noite de sono normal novamente.

Fatores como a rotina e também elementos da natureza (luz solar) interferem diretamente na boa condução do sono. A quebra dessa rotina acarretou em alterações no funcionamento do corpo humano e também do sono. Ouça:

Criar um novo hábito de rotina determinando horários para as novas tarefas a serem realizada durante o dia e ir deitar quando estiver com sono ou realizar uma leitura leve com uma luz baixa, evitando usar aparelhos digitais, podem facilitar a regulação do sono. Confira:

O neurologista Samir Magalhães explica que parte das pessoas com dificuldades no sono hoje vivenciam a insônia aguda, nesse caso, explica ser necessária consultar um médico para resolver esse problema. Escute:

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