Agora é pra valer! Os desafios na vida de um recém chegado à Universidade

Por Matheus Pires

 

A rotina de vários jovens de nossa cidade estão de volta com o retorno das aulas na Universidade de Fortaleza, Mais um semestre de trabalhos, professores e outros afazeres comuns para esse grupo. Porém, essa jornada não será a mesma para todos, afinal, uma parte destes estudantes está vindo do ensino médio, quem já passou por essa transição sabe que ela pode ser desafiadora.

Além da mudança de conteúdo, professores e colegas, o ambiente de ensino e todas as infinitas possibilidades que a universidade oferece no campus. Podem ser demais para assimilar, principalmente para um jovem em momento de formação de identidade. A empolgação que envolve o inicio no ensino superior pode andar muito próxima à ansiedade trazida pela pressão de tomar decisões que podem definir o futuro, por isso, é necessário ouvir esses novos universitários para entender melhor essa situação.    

O Início na Universidade   

Sobre o começo de sua vida universitária, a jovem aluna do curso de Jornalismo, Melina Melo, de 17 anos, diz que “está sendo algo muito novo, poder estudar o que você gosta, muito legal, estou curtindo muito”, afirma.

Já o estudante de Jornalismo do 1º semestre, Mário Henrique, de 18 anos, conta um pouco das mudanças que vêm ocorrendo em sua rotina com o início das aulas. “É bem diferente da realidade da escola, os meus pais me deixavam no colégio, agora eu tenho que vir de ônibus, mas faz parte, tenho que me acostumar e está sendo uma experiência muito legal, muito única”, comenta.

As diversas opções de carreira na universidade, incluem alguns cursos que trazem um início ainda mais desafiador, como no caso da estudante de Medicina, Nicole Sales, de 18 anos. “É muito complicado, até porque no meu curso o método é diferente, então acaba sendo ainda mais difícil porque os alunos têm que ir muito atrás das matérias, de procurar o que a gente tem que estudar e como a gente tem que fazer as provas, que são feitas de forma diferente. Mas eu tinha alguns amigos no curso, o que me ajudou bastante, e o fato do apadrinhamento também acontecer. Enfim, eu tô muito confusa, mas eu também estou amando essa nova fase”, relata a estudante.

Novas Responsabilidades e a Vida Adulta

A chegada das responsabilidades da maioridade coincide com a entrada na universidade para muitos estudantes. Sobre os processos mais desafiadores no início deste novo ciclo, o amadurecimento entra em pauta. “Se ficar muito naquele seu comportamento que você tinha no colégio, você não cresce na universidade, então você tem que crescer muito rápido e tentar se destacar, senão você fica para trás” explica Mário.

Já Nicole Sales, considera que o seu maior desafio nesse novo semestre é conseguir se conhecer o suficiente para entender como deve estudar, como sua cabeça funciona, para que ela consiga estudar bem nesse método que é diferente do que ela acostumou-se no Ensino Médio.

Por fim, cada um dos estudantes deu o seu conselho para quem está prestes a entrar no ensino superior.

Box: Halleyxon Augusto

Um comentário em “Agora é pra valer! Os desafios na vida de um recém chegado à Universidade

  • 13 de fevereiro de 2020 em 16:35
    Permalink

    Tudo que consta nesse texto faz muito sentido. Parabéns pela pesquisa.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php