A importância de preparar o bolso no final de ano

Por Viviane Ferreira

Com a chegada do final de ano, há uma tendência ao crescimento do consumo. Isso ocorre por ser um período de aumento da massa salarial devido ao décimo terceiro, das datas festivas e do início de eventos como a Black Friday. Consumir é uma variável importante para o aquecimento da economia, porém, é necessário ter a consciência dos limites de gastos para não se endividar.

Ricardo Eleutério, professore de economia.

Segundo o professor de economia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ricardo Eleutério, o Brasil ainda possui um baixo crescimento econômico. Por o país estar nessa situação, ele ressaltou a importância de um consumo responsável, principalmente em períodos em que os gastos são maiores. “O crescimento da economia ainda é lenta, a taxa de desemprego ainda é elevada. É importante utilizar  novos recursos na economia para pagar dívidas, equilibrar as finanças e se possível fazer uma poupança financeira para os momentos de necessidade.”

Ana Carolina Melo, estudante de Jornalismo da Unifor, é adepta do consumo consciente, pois sempre pensa se precisa daquele produto antes de comprá-lo, porém mesmo assim, ainda sente os impactos financeiros do período de final de ano. “Surgem as férias, datas comemorativas, presentes para amigos e familiares. É inevitável o aumento de gastos”, contou.

De acordo com o professor, é necessário lembrar que após o período das festas de final de ano há uma ressaca financeira, onde o consumidor irá arcar com as dívidas passadas e os novos pagamentos de início de ano, por isso é importante o equilíbrio financeiro. “Uma fonte de ressaca financeira são as compras que foram parceladas no cartão, e se soma a esse volume maior de consumo, o IPTU, o IPVA, uma série de tributos que vem no início do ano, então é preciso fazer esse equilíbrio”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php