O colorismo em pauta

Por Nataly Rodrigues

Convidadas do “Em Pauta”, Anne Pinheiro e Vanessa Kelly. Foto: Lia Beatriz

Em alusão ao mês da Consciência Negra, o Jornalismo NIC, juntamente com a Rádio NIC, produziu o programa “Em Pauta” especial para comemorar a data. O tema escolhido foi “Colorismo”. O podcast contou com a participação de Anne Pinheiro, 24, estudante de Serviço Social na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e bolsista do laboratório de estudo e pesquisa em afrobrasilidade, gênero e família, NUAFRO e Vanessa Kelly, 20, estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. 

O podcast, além de abordar o colorismo, traz os relatos das vivências de mulheres como  Anne e Vanessa que, ao se reconhecerem negras na juventude, perceberam que o preconceito sempre esteve presente em suas vida. 

Colorismo

Esse termo surgiu em 1982, quando foi usado pela escritora Alice Walker, no seu livro “If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like?” Traduzido em português para: “Se o presente se parece com o passado, como será o futuro?”. 

Colorismo é a expressão usada para diferenciar as inúmeras tonalidades da pele negra, do tom de pele mais claro ao mais escuro, e desta forma  chamar atenção para os diferentes níveis de preconceito e marginalização sofridos pela população negra.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php