5+ invenções incríveis da atualidade

Por Matheus Olsen

O ser humano recebeu o dom do raciocínio e, com ele, a espécie se desenvolveu usando aquilo que lhe era dado pela natureza, ou modificando algo que já existia. Essas invenções poderiam servir tanto para a sobrevivência como para o entretenimento.

Novidades tecnológicas aparecem a cada ano visando atender às necessidades e desejos das pessoas. O Jornalismo NIC organizou uma lista com 5 invenções tecnológicas que chegaram para melhorar a vida dos seres humanos:

1-Colher para quem sofre de Mal de Parkinson

Realizar a tarefa diária, e necessária, de comer é um desafio para quem sofre da doença de Parkinson, que faz a pessoa ter tremores involuntários. Para ajudá-las, foi criada a Lifeware, uma colher que possui um acelerômetro que mede o tremor nas direções vertical e horizontal, conseguindo diferenciar movimentos intencionais de aleatórios. Veja abaixo um vídeo de como funciona a colher:

 

2-Cartão para refugiados

Esta é uma medida das Nações Unidas para ajudar os refugiados da guerra no Líbano. O U.N World Food Programme Debit Card é um cartão que permite aos beneficiados realizar compras em mais de 300 lojas em todo o país. Além de ajudar os novos residentes do Líbano, essa medida ajudará bastante a economia do país.

Modelo do U.N World Food Programme Debit Card. Foto: Reprodução

 

3-Casa Inteligente Feita a Mão

60% da população africana sofre com a escassez de água e temperaturas elevadas do continente. Para melhorar as condições de vida da população, criou-se o iShack, sistema que coleta água da chuva. Ele é feito de argila para regular a temperatura das casas e equipado com janelas flexíveis para melhorar a circulação do vento e painéis solares que ajudam na iluminação. A reportagem abaixo mostra todos os detalhes do funcionamento do iShack.

 

4 – Capacete com airbag

O ciclismo é uma atividade que atrai muitas pessoas, e é um excelente exercício, porém, uma das principais preocupações dos praticantes é a segurança ao pedalar. Apresentando o Hovding, um capacete que utiliza uma tecnologia que se assemelha a de um airbag de carro, isso não será mais um grande problema. A invenção é programada para disparar uma capa de náilon inflável que protege a cabeça do usuário dentro de um décimo de segundo de uma colisão. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do capacete:

 

5 – Relógio medidor

Com a chegada dos Smart Watch, se tornou possível checar, não apenas a hora em um relógio, mas também sua pulsação, o número de passos dados em um determinado percurso e a distância percorrida pelo usuário.

No entanto, ainda levará tempo até que se desenvolva um aparelho portátil que se assemelhe a um eletrocardiograma. Porém, algo que já está em prática e em desenvolvimento por uma start-up da empresa Silicon Valley, chamada AliveCor, o wearables, aparelho capaz de detectar fibrilação auricular (ritmo cardíaco anormal caracterizado por batimentos rápidos e irregulares).

Protótipo dos wearables. Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php