Exposição celebra o clima natalino

Por Marcos Viana

A montagem da Cidade Natalina será aberta ao público hoje, dia 21 de novembro e ficará exposta no hall da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor). Este ano, a exposição contará com cerca de 1.300 peças em miniatura, entre casas, carros, trens, árvores e personagens, que foram dispostos para reproduzir uma verdadeira cidade europeia em clima de Natal. Na ocasião da abertura, haverá uma apresentação do Coral da Unifor, que irá performar a Cantata Natalina.

Fabrício Almeida, idealizador da exposição. Foto: Marcos Viana

O idealizador da exposição é Fabrício Almeida, 43, bacharel em Direito e agente de segurança do campus da Unifor. Ele conta que, desde a infância, apaixonou-se pelo período natalino, e iniciou sua coleção de miniaturas há cerca de 16 anos. A montagem levou pouco mais de uma semana, pois o posicionamento de cada peça tem um propósito. “Sou muito perfeccionista. As peças foram colocadas minuciosamente no cenário, até o olhar dos personagens quer dizer algo. Não foram colocadas aleatoriamente, tudo tem uma conexão”, explica ele.

No ano de 2015, a exposição também foi exibida, mas na época o acervo possuía em torno de 330 peças. Neste ano, a mostra será cerca de quatro vezes maior. O idealizador conta que, apesar da exposição ter o nome de Cidade Natalina, a principal figura desta época do ano não estará presente. “Em 2015, eu coloquei muito Papai Noel [sic], inclusive umas 30 peças que eu tenho do Papai Noel não estão aqui. Eu me conscientizei de que a referência do Natal não é o Papai Noel, e sim o nascimento de Jesus Cristo. Na exposição deste ano, coloquei vários presépios”, diz Fabrício.

O estudante de jornalismo, Gustavo Maciel, 22, conta que viu a exposição ainda em processo de montagem. “Achei muito interessante, me lembrou bastante o Mini Mundo de Gramado. Gostaria de ter visto mais de perto, mas como ainda estava em processo de montagem, estava fechada. Mas, certamente, irei visitar quando abrir oficialmente”, diz ele. Diuly Moreira, 22, é estudante universitária e concorda com  Gustavo a respeito da semelhança com o Mini Mundo.

O professor do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), Alejandro Sepúlveda, 57, conta que visitou a edição de 2015 e que ficou feliz de ver novamente a exposição sendo montada . “Passei duas vezes pela entrada da biblioteca e reparei que o criador estava montando cuidadosamente cada peça. Achei bastante criativo e original. Acredito que as pessoas irão gostar”, completa.

Foto: Paulo Marcelo

Serviço

Exposição “Cidade Natalina de Fabrício Almeida”

Abertura da exposição: 21 de novembro, às 18h

Visitação: de 21 de novembro de 2019 à 15 de janeiro de 2020

Horário: segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55 e sábado, de 7h30 às 16h30

Mais informações: (85) 3477-3311

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php