Libras atrai o interesse de estudantes do ensino superior
Por Marcos Viana e Nataly Rodrigues
A Libras (Língua de Sinais Brasileira) é a forma de comunicação e expressão que tem como base um sistema linguístico do tipo visual-motor com uma estrutura gramatical própria. Desde 2002 a língua de sinais é reconhecida por lei no Brasil, e o Decreto Nº 5.626, regulamenta a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura e como optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional.
Na Universidade de Fortaleza (Unifor), a disciplina de Libras é ofertada como obrigatória para os cursos de Fonoaudiologia e Educação Física, os demais cursos têm a disciplina disponível como optativa. Apesar de não ser obrigatória para a maioria das graduações, percebe-se que existe uma grande procura por parte dos estudantes, com turmas que chegam a lotar em alguns turnos. Mas o que será que tem atraído o interesse desses alunos por esta língua?

Para o professor Willer Cysne, docente da disciplina de Libras, o interesse em participar das aulas resulta da propaganda dos alunos que já fizeram a matéria e que compartilham a experiência com seus colegas. “Eles entram na disciplina, passam a cursar e o interesse cresce, não só por obrigatoriedade, mas a maioria que faz como optativa vai pela a influência dos colegas”.
O estudante de Publicidade e Propaganda, Lucas Plutarcho, 21, conta que o interesse por Libras veio na infância. “Eu achava legal a datilologia (o alfabeto em Libras). Antes eu pensava que a língua era somente isso, falar com as letras”, lembra. Lucas se apaixonou pela disciplina. Lá ele percebeu a necessidade que os surdos têm vivendo em um país grande como Brasil e com uma língua que lhes parece difícil. “Eles não se sentem parte da nossa cultura. Eu penso muito em como eles se sentem em relação a isso. É muito mais fácil eu aprender Libras para integrá-los e ter acessibilidade para eles, do que eles aprenderem o português para eu poder entendê-los”, conta o estudante, que revelou interesse de se tornar intérprete.
A língua
Libras é uma língua e não uma linguagem. O decreto aprovado em 2002 regularizou que as escolas ofereçam uma educação bilíngue. Assim além da Língua Portuguesa é necessário ensinar também a Língua Brasileira de Sinais.
Libras é como qualquer outra língua, tem suas diferenças dependendo de cada cultura e região. Um exemplo é a língua de sinais na França, ela é diferente da língua de sinais no Brasil. No nosso país ainda há a variedade de sinais dependendo das regiões, cada estado possui uma cultura assim alguns sinais se diferenciam, podemos comparar com os diferentes sotaques que existem nas línguas faladas.
Alfabeto em Libras
