Espaços públicos em Fortaleza que valem à pena conhecer

Por Marcos Viana

A cidade de Fortaleza conta com diversos espaços públicos de lazer, como parques, praças e centros culturais. Independente do que você goste de fazer no seu tempo livre, certamente irá encontrar alguma programação legal por aqui.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Foto: Reprodução

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou simplesmente Dragão do Mar, é um dos principais pontos culturais da cidade. Conta com cinema de programação diferenciada, teatro, anfiteatro, museu, área verde e planetário. É bastante procurado por turistas, devido à sua ampla diversidade de atividades. À noite, o local se torna um ambiente boêmio, devido às casas de show e aos bares localizados nos arredores do centro cultural.

O estudante Felipe Braga, 21, conta que o Dragão do Mar é um equipamento importantíssimo para a cidade. “Dentro dele, existe uma grande massa cultural da cidade, pois o Centro dispõe de exposições, cinema, teatro e outras atividades. A localidade do Dragão engloba também uma movimentação muito forte de jovens. É um ponto turístico muito visitado”, conta ele.

Centro Cultural Belchior. Foto: Reprodução

Outra excelente dica é o Centro Cultural Belchior. Nele, você encontra várias atividades gratuitas, como cursos, palestras, workshops e shows. Fica localizado na Praia de Iracema, próximo ao Aterrinho.

Áreas verdes

Parque do Cocó. Foto: Reprodução

O Parque do Cocó é a principal área verde da cidade, e certamente é um dos parques mais conhecidos pelos fortalezenses. Com cerca de 1.575 hectares, o Cocó se estende ao longo de vários bairros. O trecho mais frequentado é, sem dúvidas, o anfiteatro. Nele você encontra amplo gramado e sombras de árvores, sendo perfeito para a realização de piqueniques. Aos domingos, ocorrem atividades culturais como arvorismo, trilhas e passeios de barco e de bicicleta.

A Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, mais conhecida como Praça das Flores, é um local bastante frequentado por corredores. Conta com academia ao ar livre, quadra esportiva e boxes para comercialização de flores e plantas em geral. Já a Praça Luíza Távora, ou Praça da Ceart, é um dos principais pontos de encontros de famílias, pois é bem tranquila para passeios. Na praça fica localizada a Central de Artesanato do Ceará (Ceart), onde são vendidos os mais variados tipos de artesanatos e souvenires.

Unifor

Campus da Universidade de Fortaleza. Foto: Pedro Dias

 

A nossa universidade também conta com ampla área verde e atividades culturais, como exposições de obras de arte, peças teatrais e apresentações artísticas, como a dança. Aos finais de semana, a Universidade de Fortaleza realiza o projeto “Campus Livre”, onde disponibiliza um espaço agradável e tranquilo para a comunidade durante todo o dia, sendo uma ótima opção para a realização de um piquenique com os amigos ou em família.

 

 

Confira no mapa abaixo a localização dos lugares listados aqui:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php