Artesã embeleza banheiros do campus com sua arte

Por Julia Xavier e Viviane Ferreira

Maria Alves da Silva, mais conhecida como Maria das Flores, é a artista por trás dos arranjos decorados em alguns banheiros femininos da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde trabalha como prestadora de serviço de limpeza. Mesmo enfrentando dificuldades para conciliar o trabalho regular com a confecção dos arranjos, sempre consegue um tempinho para colocar em prática suas criações.

Cimento, gesso, argamassa e madeira são matérias-primas para alguns vasos e outros objetos de decoração. Com grande apreço por decoração de festas, ela visita lojas no centro da cidade a procura de inspiração para criar seus artesanatos.  “Tenho muita vontade de montar um ateliezinho, a questão é tempo. Eu amo decoração, pretendo trabalhar com decoração de festas”, conta.

Maria produzindo seus artesanatos em casa. Foto: Arquivo Pessoal

Enquanto esse sonho não se realiza, algumas professoras têm sido presenteadas com a sua arte e também os banheiros femininos de alguns blocos do campus. Para a artesã, realizar essas decorações pela universidade é uma forma de espalhar seu trabalho. “Quero que as pessoas reconheçam e gostem. Quero que se espalhe, porque, quando eu tiver o meu próprio negócio, já quero estar um pouco conhecida, essa é a minha intenção”, disse.

Seu trabalho chama muita atenção das pessoas, a professora e coordenadora do curso de moda da Unifor, Ana Claudia, é uma delas. Para ela o trabalho da artesã torna o ambiente mais alegre e divertido, além de admirar a forma como Maria concilia a rotina do seu  trabalho com seus trabalhos manuais “Eu acho encantador isso porque no meio da correria do trabalho, ela dá um jeitinho de arranjar um tempo para tudo isso e deixar nossa vida mais bonita, mais cheia de cor”, relata.

Maria ressalta que a maioria das produções dos seus trabalhos artesãos é reciclado. Alguns desses materiais são aproveitados da carpintaria da universidade, pois acaba sobrando muitas madeiras. Ela também aproveita algumas plantas do campus para fazer suas decorações. Desde a sua infância, ela aprendeu a cuidar de plantas, de aí vem o prazer por esse trabalho.

  Confira mais dos seus relatos no vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php