Tema da redação do Enem surpreende candidatos

Por Roger Holanda 

 

Todos os anos, sempre há aquela expectativa por parte dos pré-vestibulandos para saber qual vai ser o tema da redação da principal prova para alcançar o ensino superior, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Se espera que o tema  aborde algum dos assuntos mais discutidos da atualidade, este ano não foi diferente.

O ENEM, realizado no último domingo (3), surpreendeu os estudantes ao propor como tema de redação a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, uma proposição que exigia por parte dos candidatos discutir sobre as questões  envolvendo a desigualdade social. 

Elizabete Jaguaribe. Foto: Lucas Barbosa.

Falando sobre um viés socioeconômico, os vestibulandos tinham que discutir sobre o porquê muitas pessoas estavam deixando de frequentar o cinema, além disso, também poderiam comentar sobre filmes que abordavam questões sociais, como o “Cidade de Deus”, por exemplo, que retrata bem as questões sociais dentro da favela.  

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, Elisabete Jaguaribe, considera importante esse tema ser discutido, pois coloca em pauta a questão de que o Brasil tem uma juventude acostumada a assistir filmes estrangeiros, principalmente norte-americanos, fazendo com que não tenham domínio sobre um repertório de produções culturais brasileiras. “Nossos filmes não são apresentados em nossos cinemas, pois eles são prioritariamente ocupados por produções norte-americanas”.

Outra perspectiva de Elizabeth sobre o tema da redação é que ele propõe uma discussão em cima do fato de as salas de cinema serem apropriadas ou não para receber pessoas com deficiência.

Trajetória do ENEM  

Tem sido assim nos últimos cinco anos. O tema de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”, um assunto que estava sendo altamente discutido na época porque explodiu no país uma onda de crimes de feminicídio.

O infográfico abaixo mostra outros temas de redação nos últimos anos: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php