A divisão e ascensão econômica da Coreia do Sul
Por Ariadna Medeiros
Localizada no extremo oriente da Ásia, o País faz fronteira com a China e está dividida politicamente entre Coreia do Norte, que é declaradamente comunista, e Coreia do Sul, capitalista. Mas como se deu essa divisão? Em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética e os Estados Unidos aceitaram a rendição das forças japonesas na Coréia. A ocupação soviética na parte Norte e ocupação norte-americana na parte Sul, aconteceu a partilha que originou esses dois países cheios de história e peculiaridades.
Do lado capitalista das Coreias, a do Sul não demorou muito para tornar-se uma das gigantes da indústria, sediando empresas como Samsung e Hyundai e, por isso, entrou no ranking dos Tigres Asiáticos (países da Ásia com grandes índices de desenvolvimento econômico).
Localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, a Coreia do Sul é banhada pelo Oceano Pacífico. Com um clima do tipo temperado continental, suas temperaturas variam entre dez graus celsius nos meses mais quentes e três graus negativos ao longo do ano, ou seja, os sul-coreanos estão sempre agasalhados, não importa a estação.
Confira abaixo algumas informações sobre esse grande país:
