Uma inacreditável história baseada em fatos reais

Por Isabella Campos 

No Brasil, ocorreram mais de 66 mil casos de violência sexual em 2018, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o que contabiliza 180 estupros por dia. Dados como esses provam que a série Unbelievable (“Inacreditável”, no título traduzido do inglês), que fala sobre o crime de violência sexual, é sem dúvida uma das séries mais  relevantes do ano. 

Poster oficial da séria “Unbelievable”. Foto: Divulgação

Com o segmento que está sendo febre nas produções hollywoodianas, o subgênero de suspense True Crime (“Verdadeiro Crime”, traduzido do inglês), a série é baseada no artigo An Unbelievable story of rape (tradução literal do inglês para “Uma inacreditável história de estupro”), publicado pelo ProPublica e premiado com o Pulitzer em 2015, dos jornalistas T. Christian Miller e Ken Armstrong. 

A série de 8 episódios é dividida em duas partes com histórias contadas em períodos diferentes. A primeira se passa em 2008 com a jovem Marie, interpretada pela atriz Kaitlyn Dever, que denuncia que sofreu um estupro por um homem mascarado que invadiu seu apartamento enquanto ela dormia. Os investigadores que conduzem o caso, com uma abordagem que chega a ser muitas vezes grosseira e sem empatia com a vítima, logo tratam como se fosse uma história inventada, chegando a acusar a vítima por falso testemunho.

Em 2011, é a universitária Amber Stevenson, interpretada pela atriz Danielle Macdonald, que sofre o abuso, com as mesmas características do crime anterior. Dessa vez, o caso é assumido pela Detetive Karen Duvall, interpretada pela atriz vencedora do Emmy de 2013, Merritt Wever. Fica claro que a forma de tratamento com vítima é bem diferente da primeira, a detetive demonstra empatia e preocupação.

 A partir dessas duas histórias, a série trabalha com essas duas linhas de tempo, onde as detetives Karen Duvall e Grace Rasmussen, interpretada pela também vencedora do Emmy Awards, Toni Collete trabalham juntas. Com as características dos crimes sendo as mesmas, as investigadoras descobrem que o caso era maior do que apenas ocorrências separadas, mas se tratava de crimes em série. As personagens também são baseadas em pessoas reais. A detetive Stacy Galbraith e a sargento Edna Hendershot foram descobertas na reportagem feita pelo ProPublica e o The Marshall Project, que escancara o descaso da polícia e do poder público com vítimas de estupro.

Trailer

Ficha Técnica

Título: Unbelievable

Ano: 2019

País: Estados Unidos

Criação: Susannah Grant, Michael Chabon e Ayelet Waldman 

Duração: 8 episódios (aproximadamente 60 min)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php