Oficina busca conscientizar sobre câncer de mama

Por Nataly Rodrigues e Viviane Ferreira

Em meio ao Outubro Rosa, o Centro de Ciência da Saúde (CCS) promoveu, na abertura da 9ª edição do Mundo Unifor, o minicurso “Atuação da Fisioterapia no Câncer de Mama”.  A palestrante Natany Santos, que já foi aluna da Universidade de Fortaleza e hoje é Fisioterapeuta especialista em oncologia, assegura a importância de abordar esse debate. “O impacto que o Outubro Rosa causa é na detecção precoce do câncer de mama, assim é possível tratar o tumor mais facilmente, a cura é muito mais provável e a mortalidade cai”, explica Natany Santos. 

Os alunos presentes tiveram uma dinâmica e atividades com o objetivo de incitar a prática para o reconhecimento do câncer de mama. Também foi explicado qual é o papel do fisioterapeuta em casos como esse, pois, de acordo com a palestrante, se alguma atividade for feita de maneira incorreta, pode piorar o quadro do paciente.

Cristhina Brasil, professora do curso de fisioterapia da Unifor e vice presidente do conselho municipal de saúde de Fortaleza , considera de extrema importância trazer essa temática para o Mundo Unifor. Na sua opinião. esse tipo de evento  pode conscientizar os alunos, fazendo com que tenham uma perspectiva mais humanitária. “O mercado vai necessitar do fisioterapeuta, não importa o avanço da tecnologia maquinaria. A mão do fisioterapeuta não será substituída, a máquina não criará jamais um vínculo. As mulheres que têm câncer de mama criam vínculo afetivo, isso faz com que elas ganhem mais força, motivação, para serem curadas”, relata.

Para a estudante de fisioterapia, Victoria Oliveira, participar da oficina agregou conhecimentos sobre a área que ela ainda não tinha, foi uma experiência enriquecedora. “Eu não tinha muito conhecimento na área, ainda não fiz a disciplina que trata sobre oncologia, então, a partir desse minicurso, me sinto preparada, já sei de alguma coisa e também posso me conscientizar mais sobre o Outubro Rosa”, afirma.

 

Serviço

O Mundo Unifor 16/10 a 19/10

Confira a Programação aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php