Fake News, direito à informação e a atuação de Glenn Greenwald são temas de palestra do Mundo Unifor

Por Roger Holanda 

 

A palestra “Direito hackeado: o caso de Glenn Greenwald” proferida pelo professor de Direito, Marcelo Uchôa. O evento aconteceu hoje (16),  às 9:30, no auditório A3 e fez parte da programação do CCJ (Centro de Ciências Jurídicas) para o Mundo Unifor.

O tema faz referência ao caso “Vaza-jato”, a série de reportagens produzidas pelo site The Intercept Brasil sobre os vazamentos de conversas entre os integrantes da Operação Lava Jato que podem representar uma interferência indevida do Ministério Público Federal e do então juiz Sérgio Moro nos rumos da investigação.  A série foi organizada pelo jornalista Glenn Greenwald, que ficou conhecido mundialmente ao publicar também o vazamento de que os Estados Unidos monitoram secretamente o Brasil. 

Em sua palestra, o professor enfatizou a questão das Fake News, mostrando os casos ocorridos em 2013 quando explodiu uma onda de revoltas no país contra o governo da época e que também foram motivadas, muitas vezes, pelas circulações de informações falsas nas mídias digitais, segundo o professor. 

Marcelo Uchôa considera que “em uma sociedade que pensa democraticamente, deve assegurar a liberdade, pois ela é a verdade”. Para ele, debater um assunto desses dentro de um ambiente acadêmico é de extrema importância para os participantes do Mundo Unifor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php