Estudantes promovem ação sustentável na universidade

por Sarah Viana

 

As bitucas de cigarro possuem milhares de substâncias tóxicas que agridem tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Por não serem descartadas apropriadamente, é recorrente que sejam encontradas em diversas áreas da universidade, causando poluições visual e química. Pensando nisso, um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza promoveu, durante essa semana, a ação “Unifor Sem Bituca”. 

Bituqueira de PVC feita para o “Unifor Sem Bituca”. Foto: Arquivo Pessoal

A partir de um mobiliário de PVC (policloreto de polivinila), material de fácil implantação e que pode ser reaproveitado do resto de encanamentos de construções, eles construíram um lugar apropriado para descarte e recolhimento de bitucas de cigarro. Um dos idealizadores, Gabriel Pereira, 20, comenta que o projeto conseguiu atrair a atenção de vários alunos dentro da universidade. “A gente tinha que fazer alguma intervenção que mexesse com o mobiliário urbano da universidade, e aí eu tive a ideia de fazer uma bituqueira. A gente optou por usar o PVC por ser mais acessível”, explica.

Estudantes recolhendo bitucas de cigarro jogadas no chão. Foto: Arquivo Pessoal

Os estudantes se uniram esta semana com outros alunos sensibilizados com o projeto para um dia de descarte apropriado no bosque do Bloco M, promovendo a sustentabilidade dentro da Unifor. A iniciativa conseguiu recolher mais de 1kg de bitucas em menos de 20 minutos somente na área do bosque onde estão instaladas duas bituqueiras do projeto. A ação contou também com a conscientização da nocividade do cigarro, que é um dos principais poluidores do oceano.

Yan Celta, 22, é acadêmico de Jornalismo e comenta sobre a importância dessa ação e argumenta que as bitucas podem parecer pequenas e inofensivas, mas que causam um impacto ruim. “Essa iniciativa de colocar as bituqueiras e as pessoas se educarem para não poluir o meio ambiente é super importante”, observa. Por ser um espaço de grande movimentação, o bosque atrai muitos alunos fumantes que não têm onde jogar seus cigarros ou que descartam de maneira inapropriada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php