Festival cultural promove a cidadania e a cultura nordestina

Por Thomás Regueira

 

Amanhã, dia 28, acontece a 4ª edição do Ecléticos Livre Festival, no Parque Adahil Barreto, das 9hr às 11h e de 16h às 22h, com programação totalmente gratuita.

O evento é um festival cultural que tem a proposta de fundir as mais diferentes sonoridades e estéticas musicais com o objetivo de trabalhar a livre expressão como ferramenta de socialização, intercâmbio cultural, desenvolvimento artístico, ocupação e ressignificação de um espaço da cidade de Fortaleza através da arte, bem como promover a necessidade de preservar o meio ambiente.

A cantora baiana Luedji Luna é uma das atrações confirmadas. Foto: Caroline Lima
O cantor pernambucano Almério estará presente no festival. Foto: Divulgação

Nesta edição, o foco são as manifestações culturais do Nordeste. Estão confirmados para se apresentarem no Palco Musical: Limiar do Desconhecido (CE), Sol de Macambira (CE), Bruna Ene (CE), Almério (PE) e Luedji Luna (BA). Além do Palco Musical o festival terá Arena de Performances, Musicalização Infantil, Intervenções Sonoras – “Desafio Musical em 10 minutos”, Feira Criativa e Gastronômica.

Segundo William Mendonça. idealizador do projeto, o Ecléticos Livre promove uma grande socialização com respeito à diversidade social, às diferenças e aos estilos. “Com esse encontro de estéticas sonoras construímos uma relação de cuidado com o outro e com o meio-ambiente. É acima de tudo uma ocupação criativa e artística para colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade e para fortalecer o direito de acesso aos bens culturais”, comenta.

Acessibilidade

Além de ser um evento gratuito, o festival oferece transporte coletivo direcionado com ônibus saindo da sede dos CUCAS, direto para o Parque do Cocó Área Adahil Barreto. De acordo com William Mendonça, essa oferta “é uma contribuição para o amadurecimento sobre a mobilidade urbana, fator essencial para certificação da acessibilidade na programação cultural do Estado do Ceará”.

Programação

  • Espaço de Ações Formativas

 –  Manhã:  Musicalização Infantil (10h às 11h)

 – Tarde/noite:  Intervenções Sonoras – “Desafio Musical em 10 minutos” (16h às 19h)

  • Palco Musical

 – 16h – Limiar do Desconhecido (CE)

 – 17h – Sol de Macambira (CE) 

 – 18h – Bruna Ene(CE)

 – 19h10 – Almério(PE)

 – 20h30 – Luedji Luna(BA)

  • Arena das Performances

 – De 16h40 às 20h10, com abertura do Coco do Iguape Mestre Cabral

  • Feira Criativa e Gastronômica

 – De 16h às 22h.

Serviço:

  • Ecléticos Livre Festival – 4ª edição 
  • Data: 28/09, 9h às 11h  e 16h às 21h
  • Local: Parque do Cocó – Área Adahil Barreto (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres)
  • Acesso gratuito
  • Classificação livre
  • Redes Sociais: @festivalecleticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php