Ricardo Lewandowski profere Aula Magna na Unifor

Por Viviane Ferreira

A Escola de Direito da Pós-Unifor recebeu, na sexta-feira (13), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para uma Aula Magna que foi aberta ao público. O evento ocorreu no Teatro Celina Queiroz e teve como tema “Desafios contemporâneos do Federalismo Brasileiro”, assunto que, de acordo com o próprio ministro, é de grande importância nos dias atuais.

Ministro do STF. Ricardo Lewandowski, apresentando Aula Magna para grande público no Teatro Celina Queiroz. Foto: Pedro Silva

A reportagem do Jornalismo NIC teve acesso ao ministro junto a outros dois veículos de comunicação presentes, antes da sua aula magna, quando adiantou um pouco do tema que seria abordado. “O federalismo é uma forma de governo que prestigia justamente a democracia, porque há uma desconcentração do poder jurídico e aproxima mais o povo do seu dirigente, isto então é algo muito importante de ser preservado e estimulado. Eu vou dizer na minha palestra que, ao longo da história, o federalismo brasileiro teve altos e baixos, momentos de grande concentração ao nível da União e momentos que estados e municípios foram prestigiados”, afirmou.

Ele falou também da importância de tratar desse tema no âmbito acadêmico. “Estar em contato com os alunos é sempre importante. Quem exerce uma posição jurídica, seja ela de juiz, promotor ou advogado, precisa estar sempre com os jovens, porque os  jovens estão sempre na vanguarda do pensamento. Nesta parte de informática, internet e das mídias sociais, eles conhecem esses novos meios de comunicação, muito mais do que aqueles que estão nas profissões, que, de certa maneira, têm cristalizado seu conhecimento”, advertiu.

Questionado pela reportagem do Jornalismo NIC sobre a importância do federalismo para a nossa democracia, ele ressaltou a necessidade dos cidadãos fazerem a sua parte. “Já se disse que a democracia é uma plantinha muito frágil, e ela tem que ser regada não apenas através de eleições periódicas, é preciso que nós cultivemos isso, incentivemos o diálogo, que nós realmente participemos da vida política, seja nos partidos políticos, nos debates ou nas universidades. Sobretudo os jovens têm que ler jornal, têm que assistir televisão, têm que se informar pela internet e participar, mas participar de forma informada, não preconceituosa, então essa participação de todos é que faz  com que a cidadania viceja”, afirmou.

Enriquecedor

Victoria Bochensky, estudante do curso de Direito. Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes e professores presentes ocuparam os 300  assentos do local, além de muitos outros que assistiram em pé ao evento. Victoria Bochensky, estudante do 4° semestre do curso de Direito da Unifor, foi uma das pessoas que conseguiram se inscrever e garantir sua vaga na aula magna. Para ela, foi muito importante assistir à fala do ministro. “Eu amei. Eu conhecia o ministro só por nome, mas adorei a palestra, achei muito enriquecedora. Passei a admirá-lo intelectualmente porque ele deu uma aula maravilhosa, entendi exatamente tudo que ele explicou, muito didático. Fui embora um pouco mais cedo sem querer ir”, contou. 

Victoria também enfatizou sobre a importância de se ter eventos com convidados como o ministro. “Eu acho que nomes importantes como o dele, e temas tão atuais, chamam muito a atenção dos alunos, assim como chamou a minha. Isso ajuda o aluno a se conectar mais com o ambiente da universidade e a ter novas perspectivas. Acho que deveria ter sempre.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php