Yesterday, o mundo sem os Beatles

Por Rafaela Alves

 

Cartaz do filme Yesterday. Foto: Divulgação

Já se imaginou viver em um mundo no qual a sua banda favorita não existe? Pesquisar no Google e não achar nada sobre ela e seus integrantes? Se você fosse o único a se lembrar dela, o que faria?

Esse é o enredo do filme Yesterday, que conta a história da vida de Jack Malik (Himesh Patel), um músico mal-sucedido que luta pela fama e reconhecimento. Estando prestes a desistir de sua carreira artística e voltar a lecionar, ele sofre um acidente no exato momento em que o mundo inteiro tem um apagão de 12 segundos. Quando acorda, percebe que muitas coisas mudaram, inclusive que a sua banda favorita sumiu: os Beatles. 

O filme começa a se desdobrar a partir desse acontecimento, pois Jack é o único que se lembra do grupo e sabe do potencial do material que só ele “conhecia”. Em meio aos dilemas éticos que ele sofre, aos poucos começa a ser notado e a ganhar reconhecimento cantando as músicas dos Beatles, que foram esquecidas, sendo chamado até para abrir o show do Ed Sheeran, cantor e compositor britânico. 

Crítica

O novo filme de  Danny Boyle, diretor de “Quem quer ser um milionário”, explora o conceito de multiverso, que passou a ser muito utilizado no meio cinematográfico. Em nenhum momento os roteiristas tentam explicar como se deu o apagão e o porquê ele provocou o sumiço não só da banda, mas também de outras coisas como Coca-Cola e cigarro. É um acontecimento sem motivos que não deveria prender o público. 

O título do filme, Yesterday,  leva o nome de uma música dos Beatles composta  por Paul McCartney, satirizando um pouco o enredo da trama, pois McCartney compôs a melodia completa a partir de um sonho, inicialmente achando que tinha plagiado uma composição existente. Uma vez, McCartney comentou sobre o assunto dizendo, “por cerca de um mês visitei pessoas do ambiente musical, perguntando se conheciam essa melodia. Foi como se eu tivesse encontrado algo que deveria ser entregue para a polícia. Pensei que se ninguém reclamasse em algumas semanas, então seria minha”. 

A relação de McCartney com a música Yesterday tem muita ligação com o enredo da comédia romântica, pois Jack sofre dilemas éticos em utilizar as letras que não eram dele e passou a ter sonhos com os integrantes da banda que vinham reivindicar as letras das músicas. 

O filme tem um enredo simples e não muito inovador, mas em diversos momentos pode trazer surpresas ao público. Para quem é fã dos Beatles, vai rir e se emocionar  em alguns momentos por recordação da banda. Confira o trailer legendado abaixo:

 

 

Ficha técnica 

ANO: 2019

PAÍS: Reino Unido

DURAÇÃO: 1h56 min

DIREÇÃO: Danny Boyle

ROTEIRO: Richard Curtis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php