Alunos escolhem nova direção do DCE

Por Marcelo Teixeira

Iniciou nesta quarta-feira, 4 de setembro,  as eleições para a nova chapa que irá compor o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifor. A votação  ocorre até as 21h desta quinta-feira, 5 de setembro. As chapas que estão concorrendo são “Uma Onda Diferente – 20” e “DCE livre – 23”.

A presidenta da chapa 20, Iara Jucá, graduanda do curso de Psicologia, tem suas principais propostas voltadas para o esporte, empreendedorismo, pesquisa e extensão. “A gente acha que, dentro desse leque de opções, os alunos da Unifor são mais contemplados dentro dessa lógica”, explica Iara, sobre os motivos de construir a campanha, nesse tripé de propostas. “Nós contemplamos [o esporte] porque achamos que são fundamentais para que o campus volte a se unir e  que os alunos voltem a se conhecer”, frisa ela presidente da chapa. 

O presidente da chapa concorrente, Marcus Ramos, graduando em Direito, ressalta que suas propostas baseiam-se em diminuir o valor pago para a confecção de carteirinhas, dar continuidade em eventos de empreendedorismo e promover a liberdade religiosa no campus. “Uma das  nossas principais propostas estão ligadas ao aperfeiçoamento no processo de confecção da carteirinha, que atualmente é uma dificuldade para os alunos. Nós prometemos reduzir o preço das carteirinhas, e vamos fazer isso, ao assumir a gestão”, esclarece. “Além disso, a gente vai tratar muito da educação financeira e a pauta da religiosidade, defesa da fé e liberdade religiosa”, diz Ramos. 

Votação

A votação está sendo realizada em urnas eletrônicas, em 17 seções e em uma urna tradicional de célula no bloco da Pós-graduação. O presidente da comissão eleitoral do DCE, Wagner de Sousa, acredita que, mesmo assim, será um dos processos de votação mais rápida. “Na eleição passada foram 13 urnas. Este ano serão 18, sendo 17 eletrônicas”.

Infográfico contendo os locais de votação. Infográfico: Julia Moura

Apuração

A apuração dos votos se iniciará hoje, a partir das 21h, logo após a análise da prestação de contas das chapas. Ao fim da votação, os boletins das urnas serão levados em envelope lacrado para a sede do DCE, para proceder à contabilização dos votos. Como esse ano são apenas duas chapas, naturalmente o resultado se dará pela obtenção de maioria simples, 50% + 1 dos votos. O resultado deve sair antes das 00h da sexta-feira e será divulgado no portal do DCE, no Instagram. 

O que é o DCE

O DCE é uma entidade estudantil que representa o corpo discente de uma universidade e seus fins baseiam-se em estudar, discutir, definir e lutar pelos interesses dos estudantes e a diretoria é escolhida a cada 2 anos por meio de eleições diretas. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php